quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Duas empresas já anunciaram investimentos na ZPE: a FertMinas, especializada em aditivos para fertilizantes; e o Grupo CMAA, com centro de processamento de dados. Foto: Divulgação/Prefeitura de Uberaba

Região Sudeste

ZPE de Uberaba será inaugurada no próximo dia 25

Atualizado em: 20 de novembro de 2024 às 9:55
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

Área foi liberada para funcionar como alfandegada de forma provisória, sem prazo definido, e para uso público

Foi publicado no Diário Oficial da União de segunda-feira (18) o ato que autoriza o alfandegamento da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba. A unidade, que será inaugurada no próximo dia 25, está agora apta a operar em atividades de comércio exterior.

A área foi liberada para funcionar como alfandegada de forma provisória, sem prazo definido, e para uso público. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, destacou a importância dessa etapa e reforçou ao jornal que essa foi a última providência que precisava para o funcionamento. Portanto, agora será possível a instalação de empresas no local.

A ZPE de Uberaba, que começou a ser projetada em 2008, teve a conclusão de suas obras adiada mais de seis vezes, sendo finalizada apenas em 2023. Em agosto, foi atestada a conclusão do projeto de engenharia, mas o alfandegamento ainda era um entrave. A área total é de 268,05 hectares, com 61 lotes distribuídos em três ruas principais, aptos para operações aduaneiras com diversos tipos de carga.

A empresa Sete Tecnologia e Informática, sediada no Eusébio (CE), será responsável pelo alfandegamento. O processo agora segue para o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços e o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CNZPE), que deve autorizar a instalação das empresas.

Duas empresas já anunciaram investimentos na ZPE. A FertMinas, especializada em aditivos para fertilizantes, projeta aporte de R$ 30 milhões, enquanto o Grupo CMAA planeja investir R$ 100 milhões em um centro de processamento de dados. Além disso, negociações avançadas incluem indústrias de fraldas e fardas, com foco no mercado externo.

 

Compartilhe:
TAGS Uberaba ZPE