sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Foto: Divulgação

Região Nordeste

ZPE do Ceará registra alta de 12,2% na movimentação de cargas

Atualizado em: 24 de janeiro de 2024 às 9:35
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Quase 10 milhões de toneladas passaram pela instalação durante o ano de 2023

A Zona de Processamento e Exportação (ZPE) do Ceará, que integra o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, movimentou quase 10 milhões de toneladas em 2023. O número representa um crescimento de 12,2% em relação ao ano anterior.

O total exato de toneladas movimentadas na ZPE Ceará, entre os meses de janeiro e dezembro, foi de 9.975.627, aproximadamente 1 milhão a mais do que no acumulado de 2022. O resultado equivale a mais da metade de todas as cargas movimentadas no complexo, durante o ano, pelo Porto do Pecém, terminal offshore que conta com uma infraestrutura completamente integrada à ZPE. Os gates da free trade zone cearense tiveram cerca de 55% da quantidade total da movimentação.

O presidente da ZPE Ceará, Eduardo Neves, destacou a alta, alcançada no ano em que a instalação completa uma década de existência. “Ao longo desses 10 anos, já foram mais de 83 milhões de toneladas movimentadas, uma média de 8,3 milhões de toneladas por ano, o que consolida a ZPE como uma política pública fundamental para a balança comercial cearense”, afirmou.

O minério de ferro foi o maior destaque entre as cargas que passaram pela ZPE, responsável por 4,59 milhões de toneladas, crescimento de 14,3% na comparação com o resultado de 2022. As placas de aço produzidas na ArcelorMittal Pecém, siderúrgica que fica instalada no Setor 1 da free trade zone, foram responsáveis por uma movimentação de 2,94 milhões de toneladas, avanço de 9,4% em relação ao ano anterior.

 

ZPE Ceará

Primeira Zona de Processamento de Exportação a entrar em operação no Brasil, a ZPE Ceará conta com 6.182 hectares de área para investimentos e faz parte do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, uma joint venture localizada na Região Metropolitana de Fortaleza e formada pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Porto de Roterdã, na Holanda.

As empresas que se instalam em uma ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais, além de segurança jurídica e procedimentos burocráticos simplificados.

Compartilhe:
TAGS Ceará CIPP Pecém ZPE