Participaram do programa o advogado e presidente do Conselho do Sudeste Export Marcelo Sammarco, e Elias Junior, diretor jurídico do T-Grão Cargo Terminal de GranéisCrédito: Reprodução/ZR News
Região Sudeste
ZR News debate nomes cotados para assumir nova diretoria do Porto de Santos
Também foram analisados os temas discutidos no Fórum Norte Export, realizado esta semana, em Manaus
O Programa ZR News, veiculado pela rádio Santa Cecília FM (107,7) e que às quintas-feiras abre espaço para temas e pautas voltadas para o segmento portuário, debateu os nomes indicados para compor a nova diretoria da Santos Port Authority (SPA), Autoridade Portuária gestora do cais paulista.
Fernando Biral foi presidente da SPA desde abril de 2019 até fevereiro deste ano, sendo substituído por Marcus Mingoni, que está no cargo de forma interina.
O nome mais cotado para assumir a presidência da SPA é do advogado Anderson Pomini, homem de confiança do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Outro nome que deverá compor a nova diretoria é a da também advogada Bernadete Bacellar Mercier.
Convidado do programa, Marcelo Sammarco, advogado especializado em direito marítimo e portuário e presidente do Conselho do Sudeste Export, afirmou ter ficado muito honrado de também ter tido seu nome especulado para o cargo, mas confirmou que os dois nomes realmente são os mais cotados.
“Seria um grande desafio e privilégio. Lógico que isso depende de muitas questões, particulares e compromissos. Só de ter a lembrança é muito gratificante, o fato de ser lembrado é uma honra. De fato, o Anderson Pomini é o nome que vem pelo próprio ministro, indicação dele. O que depende agora é de vencer burocracias para que seja oficializado e publicada a portaria da sua nomeação. E também a Bernadete Bacellar Mercier, que já foi superintendente da SPA, ainda quando era Codesp, também advogada, que é o nome endereçado para assumir uma posição como diretora financeira. Dois nomes mais certos de momento, mas que não podemos garantir enquanto não sair publicação de portaria”, comentou.
Para o diretor de Redação do BE News, Leopoldo Figueiredo, é preciso ter a confirmação e publicação no Diário Oficial da União para declarar os novos nomes nos respectivos cargos.
“A gente tem que aguardar até efetivamente a publicação no Diário Oficial para ter certeza que serão esses os nomes a tomarem posse. De fato, são os melhores cotados, nomes mais consolidados para essa futura diretoria”, analisou.
Elias Junior, diretor jurídico do T-Grão Cargo Terminal de Granéis, afirmou entender a preferência pela escolha de Pomini para a presidência da SPA e disse que a futura nomeação segue uma tendência do novo governo.
“São nomes aliados e próximos ao ministro Márcio França. Muito se discute entre nomeações técnicas e indicações políticas, se elas trazem o mesmo resultado. Temos que entender que é um direcionamento do governo, o próprio presidente da República já revelou em diversas pastas que se uma indicação política for carregada com técnicos que possam dar suporte em determinada questão, é uma afirmação na qual eu concordo. O que precisamos compreender é o momento atual político, o direcionamento do presidente e também do ministro de Portos e Aeroportos. A indicação, que é seu aliado, vai ser muito proveitosa para o nosso Porto de Santos”, comentou.
Leopoldo Figueiredo reforçou o plano do atual governo, sobre nomeações, baseado nas lideranças envolvidas as questões logística e portuária, seja com Fabrizio Pierdomenico na Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários, Roberto Gusmão como secretário-executivo na pasta, e Juliano Noman, secretário Nacional de Aviação Civil (Anac), todos eles nomes elogiados pela comunidade.
Norte Export
Durante o programa, foram analisados os temas discutidos no Fórum Norte Export, primeiro painel de debates de 2023 do Grupo Brasil Export, realizado em Manaus (AM) no início da semana.
Após a sequência de painéis de debates e da realização do primeiro InfraJur – Encontro Nacional de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes, ficou determinado que as questões de acesso da região precisam ser prioritárias.
“Ficou clara, em primeiro lugar, a necessidade de melhorar e garantir uma otimização dos acessos a portos e indústrias da região Norte. Trata-se da região do país, logisticamente, que mais cresce. Por lá é escoado as novas áreas de produção agrícola. Então, faz todo sentido, com a regularização da br-163, que essas cargas sejam escoadas pelo Norte, mas somente essa rodovia é insuficiente. A necessidade de melhoria do sistema hidroviário é essencial, dentro das características da região e logística do Amazonas. A necessidade de investimentos, principalmente do setor hidroviário, isso daí foi gritante. Para isso ser desenvolvido depende da oficialização de quem efetivamente é a autoridade sobre o setor hidroviário”, comentou Leopoldo.
Santos Export
Todas as quintas-feiras, o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.