O Porto do Rio Grande encerrou 2022 com um crescimento de 119% na movimentação de cargas rodantes (Crédito: Divulgação/Portos RS)
Região Sul
Porto do Rio Grande realiza primeiro embarque de cargas rodantes do ano
Mais de mil veículos embarcaram do complexo portuário gaúcho, com destino a países da América do Sul e aos Estados Unidos
Mais de mil veículos embarcaram no navio roll-on/roll-off (RoRo) Bess que atracou no Porto do Rio Grande (RS) para o carregamento de cargas rodantes. É a primeira operação do tipo no complexo gaúcho em 2023. A embarcação pertence à companhia de logística norueguesa Wallenius Wilhelmsen e veio do Porto de Zarate, na Argentina.
Dos 1.045 veículos, 860 foram embarcados para a Colômbia, 73 para o Equador, 99 para o Peru, além de 13 carretas para os Estados Unidos.
De acordo com Fernando Estima, gerente de planejamento e desenvolvimento da Portos RS, internamente vem sendo realizado um trabalho para potencializar ainda mais o embarque de cargas rodantes no Porto do Rio Grande.
“Durante a Feira Intermodal teremos agendas com os armadores e montadoras para que utilizem ainda mais a infraestrutura portuária rio-grandina”, explicou.
Crescimento
O Porto do Rio Grande encerrou 2022 com um crescimento de 119% na movimentação de cargas rodantes. Desembarcaram ao todo 5.760 veículos e foram embarcados outros 16.009 nos 26 navios do tipo roll-on/roll-off que atracaram no cais.
A maior quantidade de veículos desembarcados no porto gaúcho ocorreu entre os meses de setembro e outubro, quando 3.100 unidades da marca Toyota chegaram ao Brasil pelo Porto de Zarate, na Argentina.
A terceira maior quantidade se deu em junho, quando 520 caminhonetes chegaram ao sul do país.
Em relação à exportação, cerca de 15 mil veículos deixaram o Brasil. Os principais destinos foram os portos localizados nos Estados Unidos, México e Colômbia.
São consideradas cargas rodantes não apenas os automóveis, mas também tratores, colheitadeiras, ceifeiras e reboques.