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Região Sul

Desembarque de fertilizantes aumenta 26% nos portos do Paraná no 1º trimestre

Atualizado em: 25 de abril de 2022 às 14:19
Bárbara Farias Enviar e-mail para o Autor

Mais de 3 milhões de toneladas do insumo foram descarregadas de janeiro a março deste ano

 VANESSA PIMENTEL

O desembarque de fertilizantes dos portos do Paraná aumentou 26% no primeiro trimestre do ano, em comparação a igual período do ano passado. Mais de três milhões de toneladas de fertilizantes foram desembarcadas contra 2,43 milhões de toneladas registradas de janeiro a março de 2021.

Isso porque a Portos do Paraná, administradora dos portos de Paranaguá e Antonina (PR), atualizou as regras operacionais e aumentou em quase 30% os níveis de produtividade para cada operação de descarga dos granéis de importação. Além disso, a Autoridade Portuária investiu em balanças para agilizar o atendimento dos caminhões à demanda da descarga no cais.

Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, explicou que, entre os portos brasileiros, Paranaguá tem uma das melhores pranchas médias (ou produtividade média) operacionais para o desembarque dos produtos. “Para garantir maior eficiência no segmento de fertilizantes, a prancha média varia de 6 mil a 9 mil toneladas por dia, por berço ou navio”, disse Luiz Garcia.

A média de descarga tem sido de cerca de 40 mil toneladas, ou seja, quase dois navios por dia, considerando o que vem sendo descarregado, mês a mês, de outubro de 2021 até março deste ano.

O porto investiu ainda em balanças para agilizar o atendimento dos caminhões à demanda da descarga no cais. “Subimos de 800 mil toneladas/mês para mais de um milhão de toneladas”, detalhou o diretor de Operações, Luiz Teixeira da Silva Júnior.

Segundo Teixeira, manter a fluidez e a agilidade na descarga dos navios que trazem os granéis de importação não depende apenas da produtividade do costado. “Depende do destino do produto, para qual armazém vai, das condições do armazém, os horários, as condições de retirada da mercadoria, entre outros fatores, como a chuva também”, disse o diretor de Operações ao relembrar que, só no mês de março, foram quase 12 dias de chuva.

CAPACIDADE

Paranaguá tem uma capacidade estática para mais de três milhões de toneladas de fertilizantes. Somando o espaço em novos galpões lonados, chega a quase 3,5 milhões de toneladas. Apesar de grande, essa capacidade acaba ficando limitada, principalmente quando há demora na expedição do produto para o destino final, no interior do país.

No cais público do Porto de Paranaguá são três berços preferenciais para os navios carregados de fertilizante, mas os navios com a carga ainda podem atracar e descarregar por qualquer outro berço do cais público que não esteja ocupado.

O Porto de Paranaguá conta ainda com um píer privado (Fospar), com dois berços exclusivos e interligados por esteiras. Já o Porto de Antonina opera os produtos em dois berços.

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