domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e o diretor-presidente da Anac, Juliano Noman (à esquerda), participaram do encontro com os investidores (Crédito: Divulgação)

Nacional

Ministério e Anac tratam de relicitação de aeroporto do RN com investidores

Atualizado em: 3 de fevereiro de 2023 às 9:05
Vanessa Campos Enviar e-mail para o Autor

Foi apresentado um estudo de viabilidade para os possíveis interessados na ampliação, manutenção e exploração do equipamento

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Noman, se reuniram com investidores ontem (2), em Brasília, para tratar da relicitação do Aeroporto Internacional de Natal (ASGA), que fica na cidade de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana da capital do Rio Grande Norte.

No encontro, com aproximadamente 25 representantes de concessionárias de aeroportos e empresas do setor aéreo, foi apresentado um estudo de viabilidade para os investidores interessados na ampliação, manutenção e exploração do aeroporto. Tudo com garantia de eficiência na prestação de serviços do ASGA.

O ministro Márcio França afirmou existir um esforço grande do Governo Federal na viabilidade de aeroportos regionais, que possuem um caráter de acessibilidade e de integração nacional.

França também destacou que há necessidade de aplicação de recursos em mecanismos que possam baratear o custo das passagens aéreas. “A nossa meta é duplicar a quantidade de pessoas que vão poder andar de avião e ampliar a quantidade de aeroportos estaduais”.

 

Fase de ajustes

Para o diretor-presidente da Anac, Juliano Noman, é preciso ouvir os investidores para buscar a melhor solução nessa fase de ajustes do aeroporto. “Esperamos que a relicitação do aeroporto seja um marco para essa nova fase de integração do país pelo modal aéreo”.

Também presente na reunião, o prefeito do município, Eraldo Daniel de Paiva, apresentou o contexto econômico da cidade e as oportunidades de crescimento com a relicitação do aeroporto.

O potencial econômico e turístico do estado do Rio Grande do Norte foi ressaltado pelo governador Bruno Reis. Para ele, a retomada de investimentos no aeroporto vai revigorar o desenvolvimento da região.

 

Parceria com o Governo

A parceria do Governo Federal com o Aeroporto Internacional de Natal foi destacada pelo diretor de Assuntos Corporativos da Inframérica SA, Rogério Coimbra. Motivo pelo qual atrai os investidores, segundo ele.

Coimbra também reforçou o compromisso de manter o aeroporto com qualidade de serviço até a transição final para o novo concessionário.

O edital de relicitação e a data do leilão estão previstos para serem discutidos em uma reunião deliberativa da Diretoria Colegiada (Redir) da Anac na próxima semana, no dia 8 de fevereiro.

Até lá, serão realizadas reuniões técnicas, promovidas pela Anac, com os investidores interessados no aeroporto.

 

Região estratégica

O Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves (ASGA) está localizado na cidade de São Gonçalo do Amarante, em uma região metropolitana e estratégica do Rio Grande do Norte. Há mais de 1 milhão de habitantes na localidade.

O ASGA fica a 18 quilômetros do Porto de Natal e a 30 quilômetros do centro da cidade. Além disso, fica próximo a estradas que fazem ligação com outras capitais do Nordeste como João Pessoa (PB) e Recife (PE).

O aeroporto foi inaugurado em 31 de maio de 2014 e tem capacidade para receber 6 milhões de passageiros por ano.

O terminal aéreo foi o primeiro do país a ser concedido para a iniciativa privada, quando iniciaram as rodadas de concessão de aeroportos no Brasil no início da década passada.

Compartilhe:
TAGS aeroportos Anac Juliano Noman Márcio França RN