domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Fabrício Julião disse que há 350 conselheiros espalhados pelo Brasil e no exterior e aproveitou para anunciar que também haverá o lançamento de conselhos seccionais (Crédito: Saulo Cruz/Brasil Export)

Brasil Export

Brasil Export divulga temporada de fóruns para 2023 no país e no exterior

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2023 às 9:24
Vanessa Campos Enviar e-mail para o Autor

Anunciado durante solenidade em Brasília, calendário traz novidades, como edições no Uruguai e em Singapura

Fomento na geração de conhecimentos sobre infraestrutura; inovação para o desenvolvimento econômico do país; além de assuntos jurídicos e logísticos. Tudo isso e muito mais estarão na pauta do Brasil Export. Ontem (7), durante solenidade realizada no Clube Naval, em Brasília, foi apresentado o calendário de eventos do principal fórum nacional de logística, infraestrutura e transportes do país. E o pontapé inicial será dado no próximo dia 27, com o 1º Encontro de Soluções Tecnológicas para o Setor Logístico/Portuário, em São Paulo (SP).

As atividades foram compartilhadas pelo CEO do Brasil Export, Fabrício Julião. Os fóruns contemplam as regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte, Centro-Oeste e a capital federal. No exterior, além de mais uma edição em Portugal, haverá dois encontros inéditos: um no Uruguai (Mercosul Export) e outro em Singapura.

Durante a solenidade, que recebeu mais de 400 profissionais entre autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de especialistas do setor, foram apresentados os conselheiros eméritos do Brasil Export, que vão participar de todos os eventos e fóruns regionais para discutirem assuntos jurídicos, de infraestrutura e logística.

No encontro, Fabrício Julião reforçou que há 350 conselheiros espalhados pelo Brasil e no exterior e aproveitou para anunciar que também haverá o lançamento de conselhos seccionais.

A expansão do fórum permanente foi destaque na fala do presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos.

“Foi um sucesso a expansão do Brasil Export, que começou no período da pandemia, com tudo virtual e, mesmo assim, alcançamos índice de presença muito significativo. O que nasceu de uma semente de santistas virou um evento com participação de zonas muito importantes no Brasil”.

 

“Ousar e contribuir”

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e presidente da Academia Brasileira de Direito Portuário e Marítimo (ABDPM), Guilherme Augusto Caputo Bastos, ressaltou a importância do fórum e afirmou que o propósito da academia, lançada na segunda-feira (6), é ousar e contribuir com diálogos em prol do país. Ele elogiou ainda o conselho do Brasil Export e assumiu o compromisso de aliança para fazer a nação prosperar no mundo portuário e marítimo.

“Nós da academia aguardamos que possamos ser ouvidos no Brasil Export, através do conselho muito bem presidido pelo desembargador Celso Peel (presidente do Conselho Jurídico do Centro de Estudos Brasil Export), e trazer as experiências de tantos magistrados, advogados e especialistas do mundo portuário e marítimo”.

 

Ambiente de escolhas

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, elogiou a formulação das agendas do fórum em todas as regiões do país e disse que a iniciativa “oportuniza o setor público e privados a pensarem, fazerem escolha e construir um ambiente de escolhas em um país de muitas diferenças e sempre desafiador na construção de políticas de consenso”.

Góes ressaltou a qualidade da equipe do governo de Luiz Inácio Lula da Silva por agregar pessoas com experiências e vivências em regiões distantes dentro do Brasil.

O ministro destacou ainda que a pasta tem recebido missões permanentes e diárias do presidente Lula e que é preciso criar ambientes de debates para buscar alternativas prioritárias no desenvolvimento regional.

“Precisamos dialogar com a sociedade civil, com os empreendedores, nas mais diversas esferas, recompor conselhos, fóruns”.

 

“Olhar para frente”

O ministro de Porto e Aeroportos, Márcio França, contou sobre a sua história e carreira na pauta de portos, destacou as atividades da pasta com portos e aeroportos fazem parte da soberania nacional, e encerrou o evento de lançamento do calendário de fóruns do Brasil Export com a afirmação de que há disposição do governo federal para acertar.

“Temos disposição para poder acertar e aquele instante de discórdia ficou para trás, vamos olhar para frente e, sempre, com entendimento”.

Compartilhe:
TAGS brasil export exterior fóruns