sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A movimentação de cargas do agroalimentar, especialmente o setor das frutas, tem crescido em Sines e estimativas apontam que essa evolução deve continuar (Crédito: Divulgação)

Portugal

Porto de Sines quer ser principal porta de entrada das frutas brasileiras

Atualizado em: 8 de fevereiro de 2023 às 11:21
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Mirando cenário, Autoridade Portuária e Abrafrutas celebram protocolo de intenção para desenvolver intercâmbio

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), em Portugal, e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), celebraram nesta semana um protocolo de intenções para desenvolver um intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais que envolvem o segmento.

A parceria fortifica a intenção de Sines em se tornar a principal porta de entrada das frutas brasileiras no mercado ibérico e europeu, criando um hub voltado ao setor, com a instalação de unidades industriais e de transformação dos derivados de frutas no complexo.

A Abrafrutas representa aproximadamente 80% do volume total das frutas frescas que são exportadas pelo Brasil, entre elas manga, ananás, abacaxi, papaia, melancia, melão, maçã e uvas.

O presidente do conselho da administração portuária, José Luís Cacho, declarou que a parceria é importante para o desenvolvimento do que se pretende fazer em Sines relacionado ao segmento, bem como abastecer a região, a Península Ibérica, o norte de África e a Europa.

Cacho afirmou também que a movimentação de cargas do agroalimentar, especialmente o setor das frutas, tem crescido em Sines e estimativas apontam que essa evolução deve continuar, até por isso o interesse em captar essas cargas para os mercados português e espanhol.

Neste sentido, a APS pretende criar condições para que empresas se instalem em Sines, fortificando a logística e a indústria do setor, transformando-se num polo da atividade, refletindo também na economia brasileira.

Já a Abrafrutas destacou as vantagens geográficas e operacionais de se instalar em Sines e considerou que a parceria será “uma alavanca para outras cooperações neste setor, com empresas importadoras, exportadoras e produtoras de fruta brasileira”.

 

Infraestrutura

Cacho garantiu que as infraestruturas marítimas do Porto de Sines são suficientes para esse mercado, mas que serão necessários criar espaços de armazenagem de indústrias dentro das estruturas que existem hoje.

Para dar seguimento ao trabalho iniciado com a assinatura do protocolo de intenções, a administração portuária convidou algumas empresas exportadoras, importadoras e produtoras de frutas e derivados do Brasil a visitar Sines.
Os responsáveis portugueses querem que estas empresas conheçam a infraestrutura portuária para, em conjunto, desenharem estratégias que permitam suas instalações no local, utilizando os terminais portuários do Porto de Sines.

 

Compartilhe:
TAGS BRASIL frutas porto de sines Portugal