A expectativa da nova ligação entre Brasil e Argentina é viabilizar uma nova rota comercial do Mercosul (Crédito: Divulgação/Prefeitura de Porto Xavier)
Mercosul
Ministério e Dnit assinam ordem de serviço para nova ponte entre Brasil e Argentina
Equipamento vai ligar Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, à cidade de San Javier e custará aproximadamente R$ 220 milhões
O Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) assinaram a ordem de serviço que garante a elaboração de projetos para construir uma nova ponte entre o Brasil e a Argentina.
A assinatura aconteceu nesta quarta-feira (8) , em Brasília, e faz parte do conjunto de ações que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou em janeiro deste ano.
As obras fazem parte do Plano de 100 dias, divulgado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, no dia 30 de janeiro. A meta do Governo Federal é investir R$ 18,8 bilhões na infraestrutura de transportes do país ainda neste ano.
A nova ponte internacional, que terá 950 metros de extensão, vai ligar as cidades de Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, e San Javier, na Argentina. O investimento do Governo Federal será de, aproximadamente, R$ 220 milhões, e os serviços deverão ter início após a aprovação dos projetos. A obra inclui, ainda, os acessos em ambas as margens do Rio Uruguai.
“Esta obra é fundamental para garantir a integração, aumentar o intercâmbio cultural e turístico e gerar empregos nos dois países”, reforça o ministro dos Transportes.
De acordo com Renan Filho, a expectativa da nova ligação entre os países é viabilizar uma nova rota comercial do Mercosul, integrando e promovendo o transporte de cargas entre o Brasil e a Argentina, incluindo, ainda, o Paraguai.
Projeto
Com o investimento de R$ 220 milhões, o empreendimento terá a elaboração dos projetos básicos e executivo de engenharia e uma gestão de execução de todas as etapas e ações necessárias, bem como cumprimento de todas as obrigações e condicionantes, requeridas no processo de licenciamento ambiental.
Além disso, o projeto inclui apoio aos serviços de desapropriação, remoção e reassentamento; execução das obras da ponte internacional, acessos nas duas margens e infraestrutura dos complexos integrados de fronteira (Aduana), na rodovia BR-392/RS.