domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Márcio França concordou com Raquel Lyra que a conclusão da Transnordestina é estratégica e que Pernambuco não pode ficar de fora (Crédito: Secom/Governo de Pernambuco)

Região Nordeste

Transnordestina é tema de encontro entre Márcio França e Raquel Lyra

Atualizado em: 17 de fevereiro de 2023 às 10:28
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Governadora de Pernambuco ressaltou para o ministro de Portos a necessidade de concluir a obra

Em viagem pelo Nordeste do país nesta semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), se encontrou ontem (16), no Recife (PE), com a governadora Raquel Lyra (PSDB), para discutir investimentos em infraestrutura do estado. Entre as pautas, a ferrovia Transnordestina foi destaque.

Raquel ressaltou a necessidade de concluir a obra – atrasada há 10 anos – e de inserir novamente no projeto o ramal para conectar o Porto de Suape (PE). O trecho, que teria 520 km, foi excluído da proposta no fim do ano passado por inviabilidade econômica.

A governadora afirmou que Pernambuco precisa se reposicionar no cenário brasileiro “e isso passa pela infraestrutura logística. Falamos sobre portos, aeroportos e a necessidade da Transnordestina para que a gente possa garantir investimentos estruturadores no nosso estado e, com isso, trazer oportunidade de renda e trabalho para a nossa gente”.

Lyra também solicitou uma agenda em Brasília para levar os pleitos e garantir uma discussão mais aprofundada sobre eles, bem como as possíveis soluções.

França concordou que a conclusão da Transnordestina é estratégica e que Pernambuco não pode ficar de fora. “Nós vamos brigar por isso. Pernambuco tem um porto localizado no Centro (da cidade) o que é importante pela questão da volta dos grandes transatlânticos e, em especial, o Porto de Suape, que é uma área muito grande e a gente tem que garantir que a ferrovia chegue até lá para que Pernambuco possa se desenvolver cada vez mais”, defendeu.

A conversa ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. João Campos, prefeito da cidade, e Márcio Guiot, presidente do Porto de Suape, também participaram.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, disse que a reunião serviu para encaminhar algumas parcerias. “Foram colocados em pauta alguns pontos de intersecção entre Pernambuco e o Ministério de Portos para poder construir uma agenda propositiva de trabalho. Saímos daqui hoje com a porta aberta e uma rota de como a gente irá construir soluções que impactam a vida do povo pernambucano”, concluiu.

 

Visitas

Durante a manhã de ontem, o ministro realizou uma vistoria nas obras do Aeroporto Internacional do Recife e uma visita técnica no Porto do Recife, onde discutiu questões relacionadas à profundidade do píer de atracação de navios de cruzeiros.

De acordo com ele, foi a primeira vez que um ministro visita o porto. “Adianto aos representantes e administrações dos portos e aeroportos do Brasil para se acostumarem com a ideia. Vamos rodar o país para ver tudo de perto e viabilizar maneiras de avançar nesses setores”, disse em suas redes sociais.

Em seguida, Márcio França sobrevoou o Complexo Industrial Portuário de Suape e discutiu sobre a dimensão e a lógica operacional do porto.

Para hoje, é esperado que o ministro visite o porto e o aeroporto de Natal (RN).

 

Compartilhe:
TAGS Márcio França Raquel Lyra transnordestina