domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo o governo, as obras no ramal possibilitarão a reorganização das vias que margeiam a ferrovia e a redução dos conflitos entre o tráfego ferroviário e o trânsito local (Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes)

Região Sudeste

Governo Federal publica licitação para obras no ramal ferroviário de Barra Mansa

22 de fevereiro de 2023 às 8:30
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Empreendimento está previsto no Plano de 100 dias de ações prioritárias do Ministério dos Transportes

O aviso de licitação das melhorias no ramal ferroviário da Estrada de Ferro 222 (EF-222), em Barra Mansa, no Rio de Janeiro, foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 15. Segundo o Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, as empresas interessadas terão até 10 de março para entregarem suas propostas.

As obras no ramal ferroviário são um dos empreendimentos previstos no Plano de 100 dias de ações prioritárias do governo.

A terceira etapa de adequação do ramal consiste na execução das obras complementares urbanas e recuperação de pavimento, drenagem, paisagismo, sinalização e iluminação.

Segundo o governo, o empreendimento possibilitará a reorganização das vias que margeiam a ferrovia e a redução dos conflitos entre o tráfego ferroviário e o trânsito local, melhorando a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

 

Prioridade com ferrovias

Durante apresentação do Plano de 100 dias, o ministro Renan Filho (MDB) classificou a malha ferroviária brasileira como ‘prioritária’. Na ocasião, o titular da pasta dos Transportes comentou projetos que serão retomados, como o da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que terá o edital de construção de mais um lote, o 7F, publicado; e do Corredor Fico (Ferrovia de Integração Centro-Oeste)-Fiol, que está em fase final de estudos.

“Temos o interesse de elevar para 40% a nossa matriz logística ferroviária até 2035. É importante para facilitar o escoamento da produção de grãos da região central, aumentar a competitividade internacional da economia brasileiro, reduzindo o fluxo nas rodovias. Estradas de ferro significam modernização logística e sustentabilidade ambiental”, analisou, fazendo menção à criação da Secretaria Nacional de Ferrovias.

Com a abertura da licitação em Barra Mansa, o governo ainda pretende dentro dos 100 dias a abertura da audiência pública da Rumo Malha Oeste e tratativas para retomadas dos estudos da Estrada de Ferro, chamada de Ferrogrão pelo governo anterior, que liga o Centro-Oeste até o Norte do Brasil.

Nos próximos dois meses, 11 novos contratos de ferrovias autorizados serão assinados. Segundo Renan, essas autorizações serão revistas para que as obras possam sair do papel.

Compartilhe:
TAGS Barra Mansa governo federal licitação obras ramal ferroviário