domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico deve oferecer até 300 leitos de enfermaria e contará com profissionais de saúde de ortopedia, clínica médica, traumatologia e psiquiatria (Crédito: Divulgação/Marinha do Brasil)

Região Sudeste

Litoral Norte terá hospital de campanha da Marinha

22 de fevereiro de 2023 às 10:20
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Governador Tarcísio de Freitas disse que embarcação deve ter 300 leitos para aliviar hospitais

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), informou que um navio da Marinha deve chegar ao litoral norte do estado amanhã (23) para auxiliar no atendimento das pessoas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dias. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa realizada ontem (21)

Pela manhã, o governador, a primeira-dama Cristiane Freitas e o prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (PSDB), estiveram no porto da cidade para acompanhar a chegada do navio-patrulha Guajará com cerca de 40 toneladas de mantimentos. A embarcação da Marinha havia deixado o Porto de Santos na noite de segunda-feira (20).

Segundo Tarcísio, com a chegada do Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico, será possível criar uma estrutura para reforçar o atendimento médico e desafogar os hospitais da região, que estão priorizando casos mais graves.

“Quero agradecer à Marinha do Brasil pelo reforço proporcionado com a vinda do navio Atlântico, dotado de seis aeronaves, que vem com uma estrutura de hospital de campanha para atender quem mais precisa, aliviando a pressão e liberando a capacidade dos hospitais aqui da região”,  declarou.

O navio deve oferecer até 300 leitos de enfermaria e contará com profissionais de saúde de ortopedia, clínica médica, traumatologia e psiquiatria.

O governador ainda confirmou que 180 fuzileiros navais, especializados em ações de resgate e desobstrução, vão reforçar o trabalho da Defesa Civil. Tarcísio também disse que a Marinha disponibiliza, a partir de hoje (22), uma embarcação dotada de rampa e capaz de atracar em praias para o resgate de vítimas que estão em áreas isoladas.

Com a liberação do trecho da Rio-Santos até a Barra do Sahy, Tarcísio pediu também para que os turistas deixem a região para aliviar a pressão. Durante a tarde de ontem, o trânsito era intenso por conta do fluxo de veículos e condições das estradas.

“Quem puder se deslocar em direção à capital, a outros pontos do estado, que faça pegando a Rio-Santos da Barra do Sahy em direção a São Sebastião, para que daí possa pegar a [Rodovia] Tamoios e seguir viagem”, completou o governador.

Até o fim da tarde de ontem, a Mogi-Bertioga seguia completamente bloqueada, sem previsão de liberação. A principal rota alternativa entre o Litoral Norte e a capital do estado é a Rodovia dos Tamoios (SP-99), que está liberada.

As equipes atuam também para desobstruir a Rio-Santos. Até ontem, havia um ponto com interdição total — na Praia Preta — e outros nove com bloqueios parciais por causa de deslizamento de terra, entre eles o trecho de Maresias.

Em todo o estado há 1.730 desalojados e 766 desabrigados em decorrência das chuvas. 

 

Retomada das buscas

No início da tarde de ontem, as equipes de resgate retomaram a busca por sobreviventes. De acordo com o balanço do governo estadual até ontem foram registrados 44 mortes e 49 pessoas desaparecidas. As buscas acontecem especialmente em bairros da costa sul de São Sebastião, como a Vila do Sahy, área que concentra a maioria das vítimas do temporal.

Em Juquehy, outro bairro bastante afetado pelas chuvas, o Corpo de Bombeiros registrou um novo deslizamento de terra entre segunda-feira e ontem. O bairro fica a cerca de 50 km da região central e o acesso por terra está bloqueado.

Na costa sul de São Sebastião, moradores ficaram ilhados e aguardam a chegada de doações e atendimento médico.

As buscas são feitas por bombeiros, agentes da Defesa Civil e moradores dos bairros afetados pelas chuvas.

 

Compartilhe:
TAGS chuva hospital de campanha litoral norte Marinha