Em março de 2021, o meganavio Ever Given ficou preso nas duas margens do Canal de Suez e levou seis dias para ser retirado, atrasando as operações de outras embarcações (Crédito: Divulgação/Autoridade Portuária de Suez)
Internacional
Maersk processa Evergreen por prejuízo causado pelo encalhe de meganavio em Suez
Incidente com o Ever Given aconteceu há dois anos e bloqueou operações no canal por seis dias
A Maersk entrou com uma ação contra a Evergreen pelos atrasos causados pelo encalhe do meganavio Ever Given, no Canal de Suez (Egito), há dois anos.
O incidente ocorreu em 23 de março de 2021, pouco tempo depois de o navio entrar no canal e ser desviado por uma rajada de vento. Como o comprimento da embarcação excedia a largura do canal, a proa e a popa ficaram presas em cada margem, bloqueando totalmente a passagem de outros navios.
Enquanto os trabalhos para desencalhar o cargueiro aconteciam — o que levou seis dias — mais de 400 embarcações precisaram esperar para realizar suas operações, entre elas, 50 da Maersk, o que levou a empresa a processar, por danos, a Evergreen, o armador Shoei Kisen Kaisha e o gerente técnico Bernhard Schulte. O valor pedido no processo seria de US$ 43 milhões, de acordo com informações divulgadas pela imprensa internacional.
A ação da Maersk é a mais recente de uma série de ações legais relacionadas ao incidente. O total de reivindicações referentes ao encalhe pode chegar a US$ 2 bilhões, de acordo com a seguradora francesa Scor SE, e o custo será em grande parte suportado pelo setor de seguros.
A Autoridade Portuária do Canal de Suez (SCA) também processou a Evergreen em US$ 900 milhões, mas publicações indicam que o valor acordado foi menor.
Operação
A operação de desencalhe foi complexa e envolveu centenas de pessoas, equipamentos de escavação em terra, dragas de sucção e pelo menos 10 rebocadores. O meganavio, carregado com 220 mil toneladas e 400 metros de comprimento, só voltou a flutuar em 29 de março.
Nesse período, cerca de 400 navios tiveram suas viagens interrompidas pelo fechamento do canal. Os efeitos se espalharam na forma de atrasos nas cargas com destino a portos na Europa, costa leste dos EUA e outros países.
O Canal de Suez é uma das passagens náuticas mais importantes para o comércio mundial. Tem 193 km, liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo e estimativas apontam que ao menos 12% de todo o comércio global passam por ali.