Em 2021, de acordo com o indicador TKU, o total transportado no modal aquaviário foi de 322,8 bilhões de toneladas-quilômetros (Crédito: Divulgação/Antaq)
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Estudo atualiza demanda de transporte aquaviário de cargas em 2021
Levantamento feito pela Antaq tem como objetivo trazer as métricas estimadas na navegação interior e de cabotagem
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou na última quinta-feira (23) o estudo que atualiza a demanda de transporte aquaviário de cargas, expressa pelo indicador Tonelada Quilômetro Útil (TKU), realizada durante o ano de 2021.
O levantamento faz parte da Agenda Plurianual 2021-2024 e tem como objetivo trazer as métricas estimadas na navegação interior e de cabotagem, com a atualização para o ano de 2021.
Naquele ano, de acordo com o indicador TKU, o total transportado no modal aquaviário foi de 322,8 bilhões de toneladas-quilômetros. O maior TKU transportado foi pela navegação de cabotagem, transportando 266,1 bilhões de toneladas-quilômetros.
Na navegação interior dentro do Brasil, de percurso longitudinal estadual, interestadual e internacional, foi registrado 28,6 bilhões de toneladas-quilômetros.
O indicador TKU da navegação de longo curso em vias interiores, que transporta cargas destinadas ou provenientes de outros países através de rios, contabilizou 28,1 bilhões de toneladas-quilômetros.
Já o comparativo do TKU dos modos aquaviário e ferroviário demonstrou uma maior capacidade de transporte em toneladas por quilômetro do modo ferroviário.
Mas os dados mostram também que houve um crescimento consistente do modo aquaviário, diminuindo sistematicamente a distância entre os dois modos de transporte, ambos adequados para transporte de grandes volumes de carga em grandes distâncias.
Outra informação relevante do estudo se refere à navegação de cabotagem com a predominância do transporte do grupo de mercadorias “combustíveis, óleos e produtos minerais”.
Além disso, o indicador de contêineres também segue em crescimento por causa da renovação e da ampliação da frota, com a utilização de embarcações de maior capacidade.
Em 2021, foram transportadas 18,5 milhões de toneladas de cargas conteinerizadas na cabotagem, com crescimento de aproximadamente 16% em relação à 2020.
De acordo com o estudo, o transporte das bacias petrolíferas para os terminais costeiros atingiu 126,6 milhões de toneladas e 61,3% do TKU total das rotas de cabotagem de combustíveis e óleos minerais úteis em 2021. O valor é recorde da série histórica iniciada em 2010.
Importância
José Renato Ribas Fialho, superintendente de desempenho, desenvolvimento e sustentabilidade da Antaq, destacou ao BE News a importância do estudo.
Segundo ele, o objetivo é trazer as métricas estimadas na navegação interior e de cabotagem. Com isso, facilita e aumenta o conhecimento do fluxo de transporte aquaviário de cargas e o acompanhamento da sua evolução.
Para Fialho, o Brasil precisa explorar melhor a malha fluvial e costeira do país.
“A importância do estudo está em mostrar as principais rotas da navegação interior e de cabotagem, as mercadorias transportadas e, principalmente, o potencial ainda pouco explorado de nossa malha fluvial e costeira”, declarou.