No ano passado o Terminal Exportador de Santos conquistou o primeiro lugar do Prêmio Antaq na categoria “Conformidade Regulatória” (Crédito: Divulgação/TES)
Região Sudeste
TES comemora 6 anos e espera concluir projeto de modernização em maio de 2024
Terminal também prevê para este ano movimentar cerca de 5,5 milhões de toneladas, entre grãos e farelo de soja
O Terminal Exportador de Santos (TES) comemora aniversário de 6 anos neste dia 25 de fevereiro com 91% do projeto de modernização do empreendimento concluído. As obras foram as condições determinadas pelo contrato de arrendamento e o prazo para finalização dos serviços está previsto para maio de 2024. A instalação portuária opera produtos de origem vegetal a granel e é administrada por uma joint venture formada pelas companhias Cargill Agrícola e Louis Dreyfus, consórcio que arrematou a área de e 46,8 mil m² em leilão promovido em 2015.
O volume de cargas movimentadas pelo TES praticamente dobrou nos últimos cinco anos, passando de 2.335.664 milhões de toneladas em 2018 para o recorde de 4.489.250 milhões de toneladas no último ano. De acordo com Paulo Gonzalez, gerente de operações do TES, a evolução foi viabilizada pela aquisição de novos equipamentos como moegas ferroviárias, tombadores de caminhões e carregadores de navios. “A previsão de movimentação para 2023 é de 5,5 milhões de toneladas, entre grãos e farelo de soja. O contrato vai até 2041 e a previsão total de investimentos para o período é de 126 milhões de dólares”, detalha.
Gonzalez explica que a equipe do Terminal construiu 11 silos de concreto com o objetivo de melhorar a eficiência das operações, bem como reduzir a emissão de particulados e contribuir para uma melhor relação entre o porto santista e a cidade. Os silos também eliminaram o uso de equipamentos movidos a combustível fóssil para movimentar a carga, fator importante para maior sustentabilidade e segurança dos envolvidos. A movimentação de vagões ferroviários é realizada por robôs de fabricação alemã e movidos a energia elétrica, também eliminando a emissão de CO2.
O gerente de operações ressalta que os equipamentos transportadores instalados no TES são totalmente enclausurados, com sistemas pontuais de aspiração, mitigando a emissão de pó em todas as etapas da operação e garantindo o atendimento à Norma Regulamentadora (NR) 12 para segurança do trabalho. “No intuito de aumentar o controle ambiental, as moegas ferroviárias e rodoviárias possuem sistema ‘flex flap’. Por fim, os carregadores de navios são dotados de supressores de pó”.
Vale destacar que em 2022 o TES conquistou o primeiro lugar do Prêmio Antaq na categoria “Conformidade Regulatória”, tendo o reconhecimento da autarquia pelo cumprimento das normas estabelecidas.
Após a conclusão do plano de modernização, o Terminal terá capacidade para movimentar cerca de 7 milhões de toneladas por ano, com capacidade estática de 281 kt (quilotonelada).