sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Porto de Odessa é um dos principais da Ucrânia

Internacional

ONU pede reabertura de portos na Ucrânia

6 de maio de 2022 às 9:33
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

O pedido foi feito à Rússia pelo diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos (PMA), David Beasley

A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu à Rússia, ontem (05), que os portos da Ucrânia no Mar Negro sejam reabertos para que a exportação de trigo e milho possa ser retomada, já que muitos países pobres dependem destes alimentos. 

O pedido de permissão foi feito através do diretor executivo do Programa Mundial de Alimentos (PMA), David Beasley. Segundo ele, sem as operações de exportação de grãos, o número de pessoas famintas no mundo vai aumentar e a economia agrícola global entrará em colapso.

Beasley prevê que os preços de energia, alimentos e transporte subirão ainda mais caso a Rússia não permita a reabertura dos portos. “Enfrentaremos catástrofe em cima de catástrofe”, afirmou. A reabertura dos portos é uma questão “crítica para a Ucrânia e, mais importante, para o resto do mundo nos próximos oito a 12 meses e no ano que vem”, completou David.

De acordo com o PMA, antes da guerra iniciada pela Rússia, 98% das exportações de grãos da Ucrânia passaram pelos portos no Mar Negro. Além disso, os preços do trigo e do milho subiram 22% e 20%, respectivamente, desde que a guerra começou, no fim de fevereiro. 

Os portos, no sul da Ucrânia, foram fortemente bombardeados, mas segundo a agência da ONU eles devem retomar as operações para “proteger a produção agrícola ucraniana e permitir exportações que são críticas para a economia da Ucrânia e a segurança alimentar global”.

O Iêmen, por exemplo, um dos países mais pobres do mundo e devastado por uma guerra que se arrasta há anos, importa mais da metade de seu consumo de trigo da Rússia e Ucrânia, afirmou o órgão.

 

Compartilhe:
TAGS