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Nacional

Ministro busca investidores em Nova Iorque

6 de maio de 2022 às 9:40
Tales Silveira Enviar e-mail para o Autor

Estratégia segue de acordo com a do seu antecessor, Tarcísio de Freitas, em apresentar os planos de privatização como “maior programa de concessões do mundo”

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participará, de 9 a 13, de uma série de encontros em Nova Iorque para atrair investimentos privados para o setor de infraestrutura de transportes. 

 Sampaio apresentará o modelo brasileiro de concessões e um balanço da carteira de projetos do Governo Federal a bancos e fundos de investimentos. 

 A delegação deve se reunir com mais de 30 representantes de fundos investidores, bancos e instituições financeiras, como a Global Infrastructure Partners (GIP), Itaú BBA, BTG Pactual, fundo soberano de Cingapura GIC e o fundo australiano Macquarie.

Por cinco dias, Sampaio apresentará um panorama de ações que dão continuidade a uma série de projetos norteados por diretrizes que envolvem menos burocracia para novos investimentos, avanços importantes nas fontes de financiamento, nova modelagem nos contratos e práticas sustentáveis. 

Também levará os números de ativos leiloados desde 2019. Ao total foram concedidos 83 ativos e contratados aproximadamente R$ 100 bilhões em investimentos privados para os quatro modais de transportes. Foram 34 aeroportos, 34 terminais portuários arrendados, seis ferrovias – duas concessões novas, um investimento cruzado e três renovações antecipadas – e seis rodovias. Para 2022, estão previstos R$ 110 bilhões em investimentos contratados e o leilão de 44 ativos.

Além do ministro da Infraestrutura, a delegação será composta pela secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do MInfra, Natália Marcassa, e o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann. Também representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia e do Ministério das Relações Exteriores também integram o grupo. 

Marcelo Sampaio segue a mesma estratégia adotada pelo ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, de apresentar um roadshow intitulado “o maior programa de concessões do mundo”. Em novembro do ano passado, Freitas e sua delegação defenderam uma “transformação da infraestrutura de transportes brasileira” a operadores mundiais e fundos soberanos de investimentos na Europa e no Oriente Médio. 

Na ocasião, por 10 dias, a equipe de Freitas passou por Paris, Milão, Madri, Abu Dhabi e Dubai. Antes, em outubro do mesmo ano, a delegação esteve por cinco dias em Nova Iorque, onde se reuniu com investidores, executivos de instituições e fundos financeiros para fazer um balanço do programa de concessões do MInfra.

Leilões

Para 2022, está marcada a sétima rodada de leilões de aviação, com a concessão de 15 aeroportos, incluindo o de Congonhas (SP), que conta com um dos maiores fluxos de passageiros do Brasil. O aeródromo faz parte de um dos três blocos que formam a rodada. Além dele, integram o grupo os aeroportos de Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG). O investimento previsto é de R$ 5,8 bilhões. 

Os outros dois blocos da rodada são o de Aviação Geral, integrado pelos aeroportos de Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ), com previsão de investimento de R$ 560 milhões; e Norte II, formado pelos terminais aéreos de Belém (PA) e Macapá (AP), com R$ 875 milhões em investimentos previstos. 

No setor portuário, um dos que mais se modernizou e cresceu nos últimos anos, o principal projeto para este ano é a desestatização do Porto de Santos (SP), que seguirá o modelo da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), primeira desestatização portuária realizada no Brasil, finalizada em março. 

A iniciativa garantiu mais de R$ 335 milhões em investimentos privados durante a duração do contrato. Para 2022, estão previstos os arrendamentos de 19 terminais portuários e do Canal de Paranaguá (PR) e as desestatizações dos portos de São Sebastião (SP) e Itajaí (SC). Desde o início da gestão, já foram realizados 37 arrendamentos portuários, que garantiram R$ 6,1 bilhões em investimentos. 

Para o setor rodoviário o destaque fica para o projeto rodoviário da BR-116/493/465/RJ/MG, entre a cidade do Rio de Janeiro e Governador Valadares (MG). O leilão está marcado para 20 de maio. Ainda estão previstos para este ano os projetos das BRs 040/495/MG/RJ, principal ligação rodoviária entre Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), e do anel de integração do Paraná, com mais de R$ 44 bilhões em investimentos. No total, as concessões têm investimento previsto de mais de R$ 80 bilhões. 

No setor ferroviário, e a renovação antecipada de contrato da FCA e da MRS, totalizando cerca de 10 mil quilômetros de malha ferroviária e com investimento na ordem de R$ 55,7 bilhões. Todos os projetos atendem à necessidade global e de mercado em combinar financiamento e a preservação do meio ambiente.

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