O guindaste tem capacidade nominal superior a 1.100 t/h, o que promete melhorar a eficiência durante as operaçõesCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Mais moderno guindaste do Porto do Itaqui
Equipamento de alta capacidade já foi descarregado no complexo e está em fase de montagem
A partir da segunda quinzena deste mês, o Porto do Itaqui (MA) vai poder contar com o mais moderno guindaste que já operou por lá. A informação foi divulgada pela Companhia Operadora do Porto do Itaqui (COPI), que afirmou que o equipamento já foi descarregado em São Luís, está em fase de montagem e estará à disposição do mercado em breve.
É o terceiro Guindaste Móvel Portuário adquirido pela COPI. O equipamento da fabricante alemã Liebherr, modelo 420, conta com capacidade nominal superior a 1.100 t/h, o que promete melhorar a eficiência e a produtividade durante as operações de movimentação de fertilizantes e outros granéis de importação.
A Companhia informou ainda que conseguirá atender, dentro de pouco tempo, com guindastes de terra em qualquer um dos berços operacionais do Itaqui.
Nos últimos anos, a empresa fez diversos investimentos visando melhorar a logística dos fertilizantes na região do Arco Norte.
Foram quase R$ 400 milhões aplicados na compra de equipamentos de alta performance; no terminal de transbordo ferroviário em Palmeirante (TO) e na construção de um ramal para expedição ferroviária no Porto do Itaqui – ambos já operacionais.
Para a Copi, os investimentos, aliados a uma gestão “transparente e participativa” reforçam a missão de oferecer soluções logísticas eficientes, priorizando o objetivo de crescimento sustentável da região do Arco Norte e do estado do Maranhão.
Atuando há 21 anos no porto maranhense, a COPI possui a operação portuária certificada com as ISOS 9001, 14001 e 45001.