A Usina Termelétrica Portocem será construída na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-Ceará), no Complexo Portuário do PecémCrédito: Divulgação
SEM CATEGORIA
Obras da usina termelétrica na ZPE do Pecém começam em abril
Contrato para a construção do equipamento foi assinado no fim do mês passado
As obras da Usina Termelétrica Portocem, que será construída na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-Ceará), no Complexo Portuário do Pecém, devem começar em abril.
No último dia 21, a Portocem Geração de Energia S.A, empresa que irá operar o equipamento, assinou o contrato com o consórcio formado pela Consag (do Grupo Andrade Gutierrez) e pela Mitsubishi Power, que serão responsáveis pela construção, em um investimento de R$ 4,7 bilhões.
A expectativa é que a Usina Termelétrica de Energia (UTE) Portocem entre em operação em 1º de julho de 2026.
Segundo o contrato, a Mitsubishi Power será a responsável pelo fornecimento das turbinas a gás, e a CONSAG pelo desenvolvimento dos projetos básico, executivo, obras civis, implantação da linha de transmissão e subestações, entre outras responsabilidades.
Para Ronan Dias, CEO da Portocem, a obra vai transformar a região em um “importante” hub de gás natural na América Latina, atraindo diversos investimentos sustentáveis.
Em relação aos empregos, são previstas 1.700 vagas diretas nas etapas que englobam a construção de estruturas.
Quando entrar em operação, haverá oportunidades em funções técnicas, que demandam profissionais especializados e operadores/mantenedores.
Leilão
Com um projeto de 1.572 MW, a UTE Portocem venceu o 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência (CRCAP), realizado em 21 de dezembro de 2021 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
O empreendimento dará mais segurança ao Sistema Interligado Nacional (SNI), operando nos momentos de baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, baixa velocidade de ventos (que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica).
Daniel Breanza, diretor de Negócios da CONSAG, acredita que a construção do equipamento em parceria com a Portocem e a Mitsubishi Power, “é um importante marco para a história da CONSAG, reforçando a posição do grupo como um grande player no setor de energia e infraestrutura no Brasil e no mundo”.
A outorga do Ministério de Minas e Energia veio em agosto de 2022 e o contrato com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica foi assinado posteriormente, em novembro, com duração de 15 anos.