sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Fabrizio Pierdomenico recebeu executivos da Coalizão Empresarial Portuária na manhã dessa quinta-feira, em Brasília (crédito: Divulgação)

Nacional

Secretário nacional de Portos debate investimentos

10 de março de 2023 às 9:04
Vitoria Malafati Enviar e-mail para o Autor

Pierdomenico também se reuniu com diretores da Antaq. Entre os temas debatidos, a redução da burocracia

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, se reuniu com dirigentes de entidades da Coalização Empresarial Portuária na manhã dessa quinta-feira, dia 9, em Brasília. Em debate, a necessidade de investimentos no setor, projetos de modernização e a importância do poder público ter uma agenda permanente com o segmento privado.

A reunião teve início com os executivos da coalizão fazendo uma breve apresentação sobre suas demandas. Um deles foi o diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo. Segundo ele, no encontro, foram tratadas questões prioritárias para o segmento, como a modernização dos portos e os planos de investimentos para melhorar suas condições operacionais e sua eficiência.

Também presente, o diretor-presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, destacou que o encontro foi muito proveitoso. “Tivemos a oportunidade de debater com o secretário e com os demais participantes algumas demandas e alguns temas que estão na ordem do dia do setor, e de fazer alguns importantes encaminhamentos”, afirmou.

O resultado da audiência foi enfatizado pelo diretor-presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa. “Como era esperado, foi uma reunião muito positiva e receptiva com o nosso segmento. O Fabrízio reconhece o nosso papel na convergência das soluções do setor”, comentou.

Pierdomenico participou da reunião ao lado de sua equipe. Estavam presentes o Diretor de Gestão e Modernização Portuária, Otto Luiz Burlier Silveira Filho; o diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias, Fábio Lavor; o diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias, Dino Batista; e a assessora técnica do gabinete, Rebecca Fontoura. 

Pelo setor empresarial, além de Caputo, Silva e Barbosa, estavam o diretor-presidente da Federação Nacional de Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino; o presidente da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos, Carlos Kopittke; e o diretor-executivo da Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres, Caio Morel.

Antaq

Também nessa quinta-feira, o novo secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico, se reuniu pela primeira vez com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O encontro ocorreu na sede do órgão regulador, em Brasília, com  o objetivo de estreitar laços entre o Ministério de Portos e Aeroportos e a Antaq, debater como desburocratizar o setor e, ainda, ampliar sua eficácia processual.

Também participaram da reunião os diretores da Antaq Wilson Pereira de Lima Filho, Alber Vasconcelos e Caio Farias.

O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou que “o secretário fez a sua primeira visita institucional na agência, um gesto que demonstra importância para uma atuação integrada, harmônica, técnica e com o objetivo de promover o desenvolvimento do setor portuário e aquaviário”, disse. 

Sobre os assuntos em pauta no encontro, Nery afirmou que foram tratados “vários pontos relacionados a diretrizes de política pública, como a promoção para interação entre o Ministério e Secretaria de Portos. Assumimos o compromisso de simplificar normas, acelerar a análise de processos e, consequentemente, diminuir a burocratização no setor como um todo”, falou.

Pierdomenico comentou que a reunião serviu para se apresentar oficialmente no novo cargo e, ainda, buscar uma maior aproximação entre os dois órgãos. “Acabei de ser nomeado e me senti no dever e obrigação de me apresentar para a Agência e dizer que iremos estreitar os laços na formulação e regulação da política pública. Já colocamos alguns pontos importantes e que serão a nossa agenda para os próximos 30 ou 40 dias. Faremos um esforço conjunto para diminuir burocracias e procedimentos para adesão de contratos no menor tempo possível”, explicou.

 

Compartilhe:
TAGS ABTP Antaq Coalização Empresarial Portuária Fabrizio Pierdomenico Portos e Aeroportos