domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Está previsto que o armazém 4 seja integrado ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais, sob gestão da PrefeituraCrédito: Divulgação/Prefeitura de Santos

Região Sudeste

Santos apresenta projeto para revitalizar áreas de antigos armazéns portuários

17 de março de 2023 às 8:43
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Segundo a Prefeitura, os investimentos previstos para o espaço, no Centro Histórico, estão na ordem de R$ 15 milhões

A Prefeitura de Santos anunciou ontem (16) o projeto Parque Valongo, que consiste na revitalização dos armazéns 4 e 7, no Centro Histórico da cidade. De acordo com a Administração Municipal, o projeto, que está em elaboração, dará acesso ao Canal do Porto, e prevê espaço com novo mobiliário, pisos e paisagismo, assim como áreas de contemplação e espaços para eventos. A recolocação do Terminal Marítimo de Passageiros, o Concais, não está incluída nesse projeto.

Apresentado no auditório da Associação Comercial de Santos, o projeto do novo parque público ocorre a partir de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Estadual (MPE) e Santos Port Authority (SPA), Autoridade Portuária que administra o Porto de Santos. Os investimentos previstos para o espaço estão na ordem de R$ 15 milhões. A expectativa é que a obra seja concluída em 2026.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbanos (Sedurb), Glaucus Farinello, está previsto que o armazém 4 seja integrado ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais, sob gestão da Prefeitura, enquanto o armazém 7 ficará sob responsabilidade da SPA, que deve destiná-lo a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades. Já o espaço onde havia os armazéns 5 e 6, que já não existem mais, será utilizado para a construção da área aberta do projeto.

Concais

A transferência do Terminal Marítimo de Passageiros de Santos, o Concais, que está localizado na região de Outeirinhos, na Margem Direita do Porto de Santos, segue nos planejamentos da SPA. A ideia é que a estrutura seja colocada na área dos armazéns 1, 2 e 3.

Essa remoção do Concais para a região do Valongo, próximo ao Centro Histórico, não está incluída neste novo projeto de revitalização sob responsabilidade da Prefeitura.

“O projeto para realocação do terminal de passageiros está em fase de avaliação/estudos, por meio da SPA e da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), para verificar a viabilidade técnica e econômica da nova estrutura”, informou a Autoridade Portuária de Santos, em nota.

A Prefeitura de Santos explicou que a recolocação do Terminal de Passageiros se trata de um projeto que já estava em curso pela SPA. “As ações são distintas, porém ambas têm o mesmo objetivo, que é a revitalização do Centro Histórico”, disse.

População envolvida

De acordo com a Administração Municipal, a reurbanização do Parque Valongo envolverá a participação da população santista através de consultas e audiência pública. Farinello acredita que os projetos devem ser concluídos ainda neste ano, com início para as intervenções em até 12 meses.

Além da pasta de Desenvolvimento Urbano, também estão envolvidas no projeto as secretarias municipais de Assuntos Portuários e Emprego (Seporte) e de Assuntos Estratégicos, Legislativos e Metropolitanos (Saes).

A pauta sobre o Parque Valongo foi um dos principais temas discutidos durante um encontro, em Brasília, entre o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), e o secretário nacional de Portos, Fabrizio Pierdomenico, intermediado pelo deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Portos e Aeroportos (FPPA) Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

A área utilizada por pessoas que fazem a travessia de barcas Santos-Guarujá, assim como por empresas portuárias para embarque de funcionários, está situada entre os armazéns 4 e 7, espaço que receberá a reurbanização, e por isso também poderá ser beneficiada.

A readequação do local, que pertence ao Governo do Estado e às empresas do porto,  ainda precisará ser discutida entre a municipalidade, o órgão estadual e as companhias.

O projeto do Parque Valongo difere da proposta do Porto Valongo, que foi apresentada pela Prefeitura no ano de 2009. Em 2012, o projeto ganhou força e apoio do Governo Federal, mas não andou para frente.

Compartilhe:
TAGS associação comercial de santos Canal do Porto parque publico Prefeitura de Santos Terminal Marítimo de Passageiros