Segundo Evandro Schmidt Pause, apenas uma mulher dos 47 profissionais foi selecionada para o processo seletivo privado para a categoria de consertadoresCrédito: Reprodução/ZR News
Região Sudeste
Participação do Ogmo e papel da mulher no setor portuário foram assuntos do ZR News
Programa teve como convidados o diretor-executivo do Ogmo Santos, Evandro Schmidt Pause, e a diretora de Relações Institucionais da Piacentini do Brasil, Elck Fogagnoli
O Programa ZR News, veiculado na Rádio Santa Cecília FM (107,7), dedica todas as quintas-feiras ao noticiário envolvendo o setor portuário. Na edição de ontem (16), ficou destacada a participação do Órgão de Gestão de Mão de Obra (Ogmo) de Santos, onde 47 novos profissionais passarão a atuar na escala depois de processo seletivo.
O mês de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8. Segundo Evandro Schmidt Pause, diretor-executivo do Ogmo Santos, apenas uma mulher dos 47 profissionais foi selecionada para o processo seletivo privado para a categoria de consertadores.
“Infelizmente no processo seletivo houve baixo interesse por parte das mulheres, sendo apenas 5% dos candidatos. Depois de praticamente sete meses teremos essa efetivação. Foram realizadas seis etapas, sendo a última delas 156 horas de curso, teóricas e também práticas, onde aprenderam a função do consertador”, comentou.
Os consertadores atuam diretamente no escoramento da carga, tanto no reparo, no caso do rompimento da estrutura de amarração do fardo, para que, por exemplo, a carga não venha a cair ou mudar de posição durante a viagem, dependendo do balanço das embarcações, para não haver perdas e avarias.
“A atividade do conserto tinha sofrido uma redução significativa ao longo do tempo na questão de demanda, principalmente pela questão do retorno e do crescimento da movimentação de celulose, que é o maior requisitante dessa mão de obra. Eles voltam a ter um papel importante no porto, abre-se, via uma convenção coletiva entre o sindicato laboral e o Sindicato dos Operadores Portuários de São Paulo (Sopesp), sindicato patronal, que determinaram as regras do processo seletivo que foi implementado pelo Ogmo. Desde o edital até etapas de teste de aptidão física, teste de avaliação psicológica, exames médicos, entre outros”, analisou.
O Ogmo atua com um papel para todos os trabalhadores das categorias diferenciadas, que são elas: capatazia; bloco; estiva, vigia, conferentes e consertadores. As escalas, que são diárias, são feitas conforme as requisições dos operadores portuários. “A escala é isonômica, com rodízio sequencial numérica, onde todos têm oportunidades iguais, restritos às habilitações de cada um”.
Brasil Export
A diretora de Relações Institucionais da Piacentini do Brasil, Elck Fogagnoli, e também conselheira do Brasil Export, ressaltou a importância da realização do Fórum no segmento portuário.
“Quando se pergunta o que representa todos os segmentos do porto, isso é o Fórum Brasil Export. Quem realmente tem planejamento estratégico, sejam técnicos de resolução, está lá fazendo parte. A principal fonte de roadshow é o Fórum”, disse.
Evandro Schmidt, que aceitou recentemente o convite para ser conselheiro do Santos Export, disse que as funções exercidas pelo Ogmo estão inseridas nos fóruns.
“O Ogmo está bastante conectado ao projeto do Brasil e do Santos Export. O fórum é importante para nós trazermos a mensagem de quem é o novo Ogmo. Queremos desmistificar o que foi erroneamente construído ou conduzido no papel dos Ogmos. Ir a este fórum é adequado, congrega pessoas do porto e que tem relação direta ou indireta com o Ogmo. Conseguimos levar essa mensagem de uma maneira consistente”, comentou.
Santos Export
Todas as quintas-feiras, o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.