domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Foi montado um hospital de campanha em São Sebastião após a chegada do Navio-Aeródromo Multipropósito AtlânticoCrédito: Divulgação/Marinha do Brasil

Região Sudeste

Marinha encerra trabalhos no Litoral Norte e efetivo retorna para o Rio de Janeiro

Atualizado em: 18 de março de 2023 às 9:41
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Força naval auxiliou nos serviços emergenciais em São Sebastião desde o fim do mês passado

A Marinha do Brasil encerrou seus trabalhos de cunho emergencial no Litoral Norte, em especial no município de São Sebastião. A última parte do efetivo que ainda estava atuando na região retornou para o Rio de Janeiro nesta sexta-feira (17).

Com o restabelecimento da capacidade de prestação de serviços pelas estruturas locais, a Marinha disse que vinha sendo observada uma redução na demanda dos apoios prestados à população de São Sebastião. A retirada do efetivo na região ocorreu em consentimento com os poderes Municipal e Estadual.

Segundo a Marinha, desde quando as equipes chegaram ao local, foram realizados mais de 1.200 atendimentos médicos e psicológicos. Além disso, o efetivo atuou na desobstrução de vias públicas, com a retirada de escombros que totalizam mais de 2 mil e efetuou o transporte e a distribuição de mais de 110 toneladas de donativos, a maioria deles vindos do Porto de Santos.

As ações ocorreram em coordenação com a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião, observando orientações do Ministério da Defesa e do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

A Marinha afirmou, em nota, que a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião segue pronta em caso de eventual necessidade.

A140

O Navio-Aeródromo Multipropósito Atlântico (A140) se deslocou do Rio de Janeiro até São Sebastião onde serviu de hospital de campanha. A presença da maior embarcação da Esquadra brasileira foi um pedido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Na sua chegada, em 23 de fevereiro, o navio ficou atracado inicialmente no Porto de São Sebastião. Depois, ele se deslocou para a costa do lado sul do município, que foi a região mais atingida pelo temporal. O Atlântico deixou a região no dia 10 de março, retornando para sua base de origem, no Rio de Janeiro.

Tragédia

As fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte de São Paulo começaram na noite de 18 de fevereiro e se estenderam durante toda a madrugada do dia 19. Casas ficaram soterradas por conta de deslizamentos e diversas rodovias que dão acesso aos municípios ficaram bloqueadas.

Segundo dados da Defesa Civil Estadual e do Corpo de Bombeiros, pelo menos 65 pessoas morreram em decorrência do forte temporal.

 

Compartilhe:
TAGS hospital de campanha litoral norte Marinha rio de janeiro Tarcísio de Freitas