domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

De acordo com o desembargador Celso Peel, as pautas do Conselho Jurídico serão diferentes em cada um dos eventos regionais do Brasil ExportCrédito: Reprodução/ZR News

Norte Export

Conselho Jurídico divulga temas que serão debatidos no Infrajur do Norte Export

24 de março de 2023 às 9:45
BE News Enviar e-mail para o Autor

Desembargador Celso Peel, que preside o colegiado, falou sobre o assunto no programa ZR News

Uma das novidades para o calendário de 2023 do Brasil Export, maior fórum de debates sobre logística, transportes e infraestrtura, será a realização do Infrajur, criado pelo Conselho Jurídico do Centro de Estudos do Brasil Export (Cebe). Além do grande encontro nacional, o Infrajur já estará presente durante o Norte Export, que será realizado em 3 e 4 de abril, em Manaus. Celso Peel, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª região e presidente do Conselho Jurídico detalhou alguns dos temas a serem abordados no próximo mês durante a edição de ontem (23) do Programa ZR News, veiculado na Santa Cecília FM (107,7).

“O primeiro evento do Infrajur vai tratar de meio ambiente, infraestrutura, desenvolvimento sustentavel, fatores de ESG, que abrange qualquer área da economia e, claro, alcança a Infraestrutura. Hoje, não se pode falar em investimentos sem governança, sem a parte social, sem a proteção ao meio ambiente. Só que esses três não podem prejudicar a atividade econômica. Eles têm que andar juntos, não são antagônicos. Todas essas questões serão apreciadas no Norte Export”, explicou Peel, relatando que as pautas do Conselho Jurídico serão diferentes em cada um dos eventos regionais.

“No Santos Export, em maio, já teremos uma outra dinâmica, que será de falar das agências controladoras. Cada evento do Brasil Export vai tratar de uma demanda conforme for decidido na reunião do conselho que engloba profissionais de todo o Brasil”, disse.

Celso Peel também falou sobre o objetivo do Infrajur. “É um evento para discutir o direito em toda a cadeia logística, de infraestrutura, pegando não somente a área portuária, mas também a rodoviária, ferroviária e aeroviária. O objetivo é trazer grandes demandas, grandes questões jurídicas envolvendo infraestrutura para que possamos apresentar e discutir sugestões para uma melhor solução com segurança jurídica para atrair investimentos e o desenvolvimento econômico do país”, comentou.

Segundo Peel, o Conselho Jurídico do Brasil Export realiza reuniões mensais, todas elas de forma remota, pois os integrantes são de todas as partes do Brasil, incluindo ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

“Formar o conselho com representantes de várias regiões é importante dentro da característica do Brasil Export, que é de agregar profissionais de reconhecida competência que vão promover o debate em alto nível”, comentou Bruno Merlin, diretor de Comunicação do Brasil Export.

Para o jornalista, a criação do Cebe e sua participação em 2023 fortalecerá os principais objetivos para os fóruns.

“Importante agregar todas as áreas da cadeia logística para discussão. Não é viável fazer uma discussão somente portuária, ou rodoviária, ou aeroviária. É preciso ter uma visão bastante abrangente para que seja discutido e promovido o diálogo entre os principais atores, agentes públicos e privados, além de gerar conhecimentos, que é o grande objetivo dos fóruns promovidos pelo Brasil Export”.

Santos Export

Todas as quintas-feiras o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.

 

Compartilhe:
TAGS brasil export desenvolvimento sustentável governança Infraestrutura meio ambiente Norte Export ZR News