O navio Grande Abidjan tem capacidade para 3.500 veículos leves e 2.500 lane meters (espaço para acomodar Ro-Ros como caminhões e ônibus)Crédito: Divulgação/TCP
Região Sul
TCP recebe maior embarcação do tipo Ro-Ro em capacidade
De bandeira italiana, o Grande Abidjan suporta o total de 71 mil toneladas de carga
O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) recebeu na quinta-feira (23) o navio italiano Grande Abidjan, do armador Grimaldi. Trata-se da maior embarcação em capacidade do tipo Ro-Ro (Roll on-Roll off) já atracada no Porto de Paranaguá, que suporta 71 mil toneladas de carga. O recorde anterior pertencia a também um navio da Grimaldi, o Grande Buenos Aires, que tem capacidade para 56 mil toneladas.
Segundo a Autoridade Portuária, serão embarcados veículos leves, que terão acesso ao navio por uma rampa desde o cais do terminal.
“Um dos grandes desafios da logística é o transporte das cargas projeto, pois são operações complexas e que exigem uma movimentação segura e uma grande expertise. A TCP conta com um portfólio diversificado de serviços, equipes especializadas, recursos operacionais e equipamentos dedicados que nos permitem a movimentação deste tipo de carga”, analisou Carolina Brown, gerente de armadores do terminal.
De acordo com a gerente, os investimentos em equipe, estrutura e tecnologia permitiram grandes avanços no transporte destas cargas. “Ampliamos as equipes, que já em 2022 nos permitiram quebrar vários recordes”, destacou Brown.
Com capacidade para 3.500 veículos leves e 2.500 lane meters (espaço para acomodar Ro-Ros como caminhões e ônibus), o navio Grande Abidjan tem 36 metros de largura e 236 metros de comprimento. São cerca de 500 contêineres no convés, por viagem. A embarcação italiana, que saiu da Costa do Marfim e passou pela primeira vez no Brasil, seguirá para o México.