sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A intenção é implantar em Itaguaí plantas-piloto, centros de pesquisa e unidades de produção para o desenvolvimento de tecnologias ligadas à geração de energia e combustíveis sustentáveisCrédito: Divulgação

Região Sudeste

Autoridade Portuária procura projetos de geração de energia e combustíveis sustentáveis em Itaguaí

Atualizado em: 27 de março de 2023 às 9:10
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

A PortosRio publicou na última semana no Diário Oficial da União (DOU) um edital de chamamento público a fim de identificar empresas que tenham interesse em apresentar projetos de transição energética, geração de energia e combustíveis sustentáveis no Porto de Itaguaí.

De acordo com comunicado divulgado pela Autoridade Portuária, as empresas interessadas em participar do edital devem possuir tecnologia para desenvolver projetos ligados ao tema, tais como: hidrogênio verde, combustíveis, baterias, operação com GNL, dentre outros.

Além disso, o chamamento público nº 01/2023 visa identificar empresas interessadas em consumir os insumos produzidos pelos projetos a serem implantados ou, ainda, em investir neles.

Segundo Jean Paulo Castro e Silva, diretor-presidente interino da PortosRio, a intenção é implantar em Itaguaí plantas-piloto, centros de pesquisa e unidades de produção para o desenvolvimento de tecnologias ligadas à geração de energia e combustíveis sustentáveis.

“O Porto de Itaguaí possui grande área disponível para implantação de empreendimentos, excelente conectividade terrestre e aquaviária, e está próximo de indústrias intensivas em consumo de energia. Além disso, há grandes perspectivas para o porto vir a se tornar um hub do novo mercado do gás, a partir da implantação da rota 4B, gasoduto que ligará o porto às bacias produtoras do pré-sal”, comentou.

Os interessados devem encaminhar suas manifestações e dúvidas para a Gerência de Desenvolvimento de Negócios da PortosRio. O chamamento público terá um prazo de 90 dias a contar da data de publicação, que ocorreu no último dia 21.

ASPAS

“O Porto de Itaguaí possui grande área disponível para implantação de empreendimentos, excelente conectividade terrestre e aquaviária, e está próximo de indústrias intensivas em consumo de energia”

Jean Paulo Castro e Silva, diretor-presidente interino da PortosRio

 

 

Compartilhe:
TAGS autoridade portuária combustíveis sustentáveis hidrogênio verde Porto de Itaguaí