O evento de lançamento do guia foi realizado em Brasília, na sede da Confederação Nacional do TransporteCrédito: Divulgação/CNT
Nacional
Em Brasília, ATP lança guia de práticas sustentáveis
Estudo destaca práticas ambientais, sociais e de governança nos portos privados e públicos do país
A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) lançou ontem (28) o primeiro guia de sustentabilidade portuária no Brasil. O estudo foi realizado pela associação que representa os portos privados, o grupo de pesquisa LabPortos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).
O evento de lançamento foi realizado em Brasília, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Para o diretor-presidente da ATP, Murillo Barbosa, o guia “reforça o compromisso da entidade e de seus associados no desenvolvimento de novos padrões de qualidade e desempenho, visando garantir a evolução portuária de maneira sustentável”.
A publicação atende às novas demandas do setor. “Sustentabilidade não é um caminho de competição, é um caminho de cooperação”, disse a representante da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Flávia Nico.
Com destaque para a estratégia ESG, o estudo destaca 42 práticas ambientais, 43 sociais e 13 de governança nos portos privados e públicos do país. A pesquisa também revela os princípios do guia da sustentabilidade. Entre eles estão políticas, programas, processos, planos, projetos e parcerias.
Já o presidente da ABEPH, Luiz Fernando Garcia da Silva, afirmou que os portos públicos brasileiros possuem um compromisso com o desenvolvimento socioeconômico e o aumento da qualidade de vida da população. “A busca do equilíbrio entre a atividade portuária e os pilares da sustentabilidade seguirá nos desafiando, e a união do setor será determinante para discutir problemas comuns e encontrar soluções conjuntas”, disse.
O guia é publicado no momento em que investidores do setor de infraestrutura e logística estão criando normas e condutas sustentáveis. No material, dicas práticas de planejamento e implantação da sustentabilidade são disponibilizados.