O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, é uma das autoridades que a Comissão de Infraestrutura do Senado deseja ouvirCrédito: Tomaz Silva/Agência Brasil
Nacional
Congresso se mobiliza para ouvir representantes do setor de infraestrutura
Comissão de Infraestrutura do Senado vai votar solicitação de presença do presidente da Petrobras e de membros de agências
As comissões temáticas do Congresso Nacional continuam votando requerimentos para convidar autoridades do setor de infraestrutura para prestar esclarecimentos ao parlamento. A Comissão de Infraestrutura do Senado, por exemplo, vai votar hoje (4) uma série de solicitações de presença que envolvem o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e representantes de agências reguladoras.
Os parlamentares querem ouvir as propostas do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Daniel Maia Vieira, com o objetivo de debater o plano de atuação da agência e a relação entre a regulação e a potencial introdução de fontes de energia renovável no país.
Além disso, a regulação e as estratégias do setor de telefonia também podem ser debatidas no Senado com o pedido de audiência pública com representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Há duas semanas os parlamentares aprovaram uma solicitação para a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, mas a data ainda não foi marcada. A expectativa é que França compareça ao Senado nas próximas semanas para explicar o plano de trabalho da pasta.
Um requerimento para convocar o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, pode ser votado hoje na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Alckmin terá que explicar as falas do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, na China. Viana afirmou que a agricultura e, sobretudo, a pecuária ocupam áreas provenientes do desmatamento na Amazônia.