Dados da Secretaria Nacional de Trânsito indicam que há mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil e, desse total, cerca de 26% têm mais de 30 anos de fabricaçãoCrédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Nacional
Alckmin e Haddad propõem projeto para renovar veículos antigos
Objetivo é retirar caminhões com mais de 30 anos de circulação que não atendem os parâmetros técnicos de rodagem
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que está construindo um programa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para renovar a frota de veículos antigos. O intuito é retirar caminhões com mais de 30 anos de circulação que não atendem os parâmetros técnicos de rodagem.
O programa anunciado por Alckmin tem as mesmas diretrizes do Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária, o Renovar, que foi regulamentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no ano passado. Porém, Geraldo Alckmin não confirmou se os estudos com o Ministério da Fazenda para implementar o programa envolvem o Renovar.
“A ideia é fazer um esforço para comprar esses caminhões que vão para a reciclagem e poder proporcionar uma renovação da frota buscando mais eficiência e melhor resultado. É um bom projeto que vai gerar emprego, renovar a frota e gerar eficiência”, explicou Alckmin.
No início desta semana, Haddad chegou a se reunir com Alckmin para debater o assunto. “Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa um fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da transição de frota de carros muito velhos, que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio-ambiente”, disse o ministro da Fazenda.
A equipe do Ministério da Fazenda considera o projeto anunciado por Alckmin e Haddad como “embrionário”, Dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (que este ano foi desmembrado nos ministérios dos Transportes e de Portos e Aeroportos) indicam haver mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil e, desse total, cerca de 26% dos veículos possuem mais de 30 anos de fabricação.