domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Dados da Secretaria Nacional de Trânsito indicam que há mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil e, desse total, cerca de 26% têm mais de 30 anos de fabricaçãoCrédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nacional

Alckmin e Haddad propõem projeto para renovar veículos antigos

Atualizado em: 6 de abril de 2023 às 9:14
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Objetivo é retirar caminhões com mais de 30 anos de circulação que não atendem os parâmetros técnicos de rodagem

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que está construindo um programa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para renovar a frota de veículos antigos. O intuito é retirar caminhões com mais de 30 anos de circulação que não atendem os parâmetros técnicos de rodagem. 

O programa anunciado por Alckmin tem as mesmas diretrizes do Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária, o Renovar, que foi regulamentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no ano passado. Porém, Geraldo Alckmin não confirmou se os estudos com o Ministério da Fazenda para implementar o programa envolvem o Renovar. 

“A ideia é fazer um esforço para comprar esses caminhões que vão para a reciclagem e poder proporcionar uma renovação da frota buscando mais eficiência e melhor resultado. É um bom projeto que vai gerar emprego, renovar a frota e gerar eficiência”, explicou Alckmin. 

No início desta semana, Haddad chegou a se reunir com Alckmin para debater o assunto. “Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa um fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da transição de frota de carros muito velhos, que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio-ambiente”, disse o ministro da Fazenda. 

A equipe do Ministério da Fazenda considera o projeto anunciado por Alckmin e Haddad como “embrionário”, Dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura (que este ano foi desmembrado nos ministérios dos Transportes e de Portos e Aeroportos) indicam haver mais de 3,5 milhões de caminhões em circulação no Brasil e, desse total, cerca de 26% dos veículos possuem mais de 30 anos de fabricação.

Compartilhe:
TAGS Alckmin Fernando Haddad Jair Bolsonaro ministro da fazenda rodagem Transportes e de Portos e Aeroportos