HUB
Investidores pedem maior prazo para concessão do Porto de Santos
O Ministério da Infraestrutura vai analisar a viabilidade de se ampliar o prazo de concessão do Porto de Santos – dos 35 anos atualmente propostos no processo de desestatização, para 50 anos. A medida foi anunciada pelo ministro Marcelo Sampaio, que está em Nova York, nos Estados Unidos, desde segunda-feira, participando de uma série de encontros com investidores. Segundo ele, nessas reuniões, ao menos dois executivos disseram que, no caso do complexo santista, o ideal é ter um prazo maior. Sampaio afirmou que os técnicos da pasta vão avaliar a possibilidade.
Investidores temem que um período de 35 anos seja pouco para o retorno dos gastos previstos, diante das contrapartidas que o futuro concessionário do Porto de Santos terá, explicou Marcelo Sampaio. A empresa que vencer a disputa pelo principal complexo marítimo do País deverá arcar com investimentos avaliados em R$ 18 bilhões. Por outro lado, o ministro argumenta que, ao propor uma concessão de 35 anos, considera que o futuro gestor do cais santista possa pedir a renovação do acordo por igual período, chegando a 70 anos de contrato. Se o prazo original for 50, será possível atingir um século, o que o Governo quer evitar.
Outro ponto questionado pelos investidores é sobre os acessos ao Porto de Santos. O ministro citou o processo de renovação da concessão da malha ferroviária da MRS, que atende o cais santista.
O Ministério pretende realizar o leilão de desestatização do complexo portuário ainda neste ano, no último bimestre.