O ministro Renan Filho foi convidado pelo presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, deputado Cezinha de MadureiraCrédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Nacional
Renan diz que Governo prepara novo plano de investimento em transportes
De acordo com o ministro, cada um dos governadores dos estados poderá apresentar três obras consideradas prioritárias para o setor
O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o Governo Federal espera lançar até o final deste ano um novo plano de investimento para o setor. De acordo com ele, cada um dos governadores dos estados poderá apresentar três obras consideradas prioritárias.
Ele revelou essa intenção do Governo ontem (12), em depoimento à Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados. E aproveitou a ocasião para reforçar a importância do novo arcabouço fiscal para investimentos em infraestrutura.
“É fundamental a aprovação do arcabouço fiscal para manter a sustentação de investimentos. Se nós dermos um voo de galinha propiciado pela Proposta de Emenda à Constituição (PEC da Transição) e se, no próximo ano, voltarmos ao nível de investimento que estávamos fazendo anteriormente, sinceramente, vamos ter que fazer mágica. O Brasil precisa de uma capacidade mínima de investimento”.
Renan foi convidado pelo presidente da Comissão, deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP) para expor o planejamento do Ministério dos Transportes para os próximos 2 anos.
O ministro dos Transportes, porém, reforçou o seu discurso da sua primeira ida ao Congresso para falar do mesmo assunto, mas na Comissão de Infraestrutura do Senado.
Renan Filho voltou a criticar o Teto de Gastos afirmando que o modelo vigente “aniquilou” os investimentos no setor de infraestrutura.
Para basear a crítica, Renan citou números como o investimento per capita em transportes no ano passado, que foi de 6,7 dólares/habitante, enquanto no Uruguai, foi de 294,2 dólares/habitante.
A nova regra fiscal prevê investimentos feitos com recursos excedentes do resultado primário do valor arrecadado pelo Governo.
O texto ainda não foi entregue pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a análise do Congresso Nacional.
Conectividade nas estradas
O ministro Renan Filho disse que a conectividade nas rodovias é a principal demanda de motoristas e que será necessário ampliar o serviço de telefonia e internet nas estradas brasileiras.
“A conectividade das rodovias é o primeiro item de pedido dos usuários de rodovias. Tanto o celular, que é o mais simples, mas também a conectividade por internet, que hoje em dia as pessoas precisam muito. O cidadão não fala mais por ligação tradicional, o cidadão fala por ligação de WhatsApp hoje e precisa ter rede”, explicou.
Para Renan, a implantação de torres de telefonia em rodovias é mais simples do que a disponibilização da conexão por internet, como wi-fi. O ministro não explicou como o avanço da disponibilização do sinal será feito.
Em 2021, porém, durante o leilão do 5G, a empresa Winity Telecom ganhou o direito de explorar a faixa nacional de 700 MHz, e com a licença, a obrigatoriedade de levar sinal de internet para as principais rodovias do país.
A Winity Telecom terá que cobrir quase 36 mil quilômetros de estradas com infraestrutura para 4G ou mais, em trechos indicados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entre 2023 e 2029.
Hoje em dia, cerda de 57 quilômetros de rodovias são atendidos por alguma tecnologia móvel do 2G até o 4G.
ASPAS
“Se nós dermos um voo de galinha propiciado pela Proposta de Emenda à Constituição e se, no próximo ano, voltarmos ao nível de investimento que estávamos fazendo anteriormente, sinceramente, vamos ter que fazer mágica. O Brasil precisa de uma capacidade mínima de investimento”
Renan Filho, ministro dos Transportes