Com a dragagem, iniciada no segundo semestre de 2022, o canal de acesso no Porto de Cabedelo passará dos 9,14 metros para 11 metros de profundidadeCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Obras do Porto de Cabedelo serão entregues em junho
Informação foi dada pelo presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa
As obras de dragagem do canal de acesso e da bacia de evolução do Porto de Cabedelo (PB) devem ser entregues no próximo dia 19 de junho, segundo o presidente da Companhia Docas na Paraíba, Ricardo Barbosa.
É esperada também a conclusão da implantação de um pátio de regulação de caminhões que irá atender os veículos que operam no terminal.
Barbosa repassou as informações durante uma entrevista concedida a um veículo de imprensa da Paraíba, na última terça-feira (11).
De acordo com ele, o evento está agendado para a data e deve contar com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos), Vital do Rêgo Filho (TCU), José Múcio Monteiro (Defesa) e o governador da Paraíba João Azevêdo (PSB).
A entrega da obra está marcada para ocorrer junto com o calendário do Fórum Nordeste Export, promovido pelo Grupo Brasil Export e que terá o Porto de Cabedelo como anfitrião neste ano. Inclusive, o presidente da CDP participou do Norte Export, em Manaus, no início deste mês.
Obras
Com a dragagem, iniciada no segundo semestre do ano passado, o canal de acesso passará dos 9,14 metros para 11 metros de profundidade. Já a bacia de evolução (área de manobra dos navios), terá 300 metros de largura.
A obra, que representa um investimento de mais de R$ 100 milhões em recursos estaduais, deve transformar a realidade do complexo ao possibilitar a atracação de navios maiores e com mais cargas, além de atrair investimentos, novos negócios e gerar empregos.
O novo calado também permitirá um crescimento de até 57% na capacidade de movimentação de cargas no Porto de Cabedelo.
Já o Truck Center deve regular o estacionamento dos veículos de carga e reduzir a formação de filas de caminhões que circulam em Cabedelo, melhorando a relação porto-cidade.
O investimento é de R$ 12 milhões e integra o Programa de Parcerias Público-Privada (PROPPP-PB) do Governo da Paraíba.
O pátio irá oferecer estacionamento para 140 caminhões, além de restaurantes, banheiros e outros serviços, com área de apoio de 300 metros quadrados, duas edificações para administração e salas para locação, além de vias com circulação interna e estacionamento de veículos de passeio.
O pátio foi construído numa área que integra a poligonal do Porto de Cabedelo, na Retroárea do Jacaré.