O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, discutiu o assunto com o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, em seu gabinete, em BrasíliaCrédito: Divulgação/PortosRS
Região Sul
Márcio França pede à Portos RS pré-projeto sobre a hidrovia Brasil-Uruguai
Autoridade Portuária realizaria a batimetria e a dragagem do trecho brasileiro da binacional
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, solicitou apoio da Portos RS, Autoridade Portuária gestora dos portos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, para o projeto de ativação da hidrovia binacional entre o Brasil e o Uruguai. A comitiva da Portos RS visitou o ministro no gabinete do Ministério, em Brasília, na última semana.
Segundo o gerente de Planejamento e Desenvolvimento da empresa pública, Fernando Estima, França requisitou que a Autoridade Portuária realize nos próximos dias um pré-projeto que irá auxiliar no processo sobre o tema que envolve a hidrovia binacional.
A ideia inicial é que a companhia realize a batimetria e a dragagem do trecho brasileiro, a partir de recursos transferidos pelo Governo Federal através de convênio, em razão da experiência da Portos RS na contratação desses tipos de serviços.
A criação de uma hidrovia entre os dois países foi anunciada no início do mês de março durante um encontro entre representantes políticos brasileiros e uruguaios, em Brasília.
O canal de navegação tem como objetivo garantir o tráfego seguro de embarcações e o escoamento de cargas pelo porto do Rio Grande.
Outros temas
Durante a visita com o ministro, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, contextualizou a situação do setor portuário gaúcho e apresentou a formatação da empresa pública. Além disso, Klinger falou sobre a conclusão da primeira fase da obra de dragagem de manutenção do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, em janeiro deste ano.
O presidente da Portos RS convidou o ministro para uma visita a Rio Grande, além dos portos de Pelotas e Porto Alegre, que também compõem o sistema hidroportuário do Rio Grande do Sul.