O navio-patrulha Maracanã possui 54 metros de comprimento, um canhão de 40 mm e duas metralhadoras de 20 mm e contará com 35 militaresCrédito: Divulgação
Região Sudeste
Porto de Santos recebe navio-patrulha Maracanã para reforçar segurança marítima
Embarcação chegará amanhã ao Cais da Capitania dos Portos
O Porto de Santos vai receber nesta semana o navio-patrulha Maracanã, assim reforçando a armada na segurança marítima no Litoral de São Paulo. A embarcação chegará ao Cais da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) amanhã (20).
No período em que estiver atracado em Santos, a operação do Maracanã estará subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul-Sudeste, colaborando nas atividades de patrulhamento, de inspeção naval e da salvaguarda da vida humana no mar no litoral dos estados de São Paulo e do Paraná.
O navio foi incorporado à Marinha do Brasil recentemente, em dezembro do ano passado, e utiliza tecnologia majoritariamente brasileira. Segundo a Capitania dos Portos, o Maracanã marca a retomada da construção Naval no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
O navio-patrulha Maracanã tem como primeiro comandante o capitão de corveta Raphael Saidel da Costa. Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação contará com 35 militares ao todo. Ele possui 54 metros de comprimento, um canhão de 40 mm e duas metralhadoras de 20 mm.
O navio-patrulha é capaz de desenvolver até 21 nós de velocidade e atingir um raio de ação de 2.520 milhas náuticas (cerca de 4.650 km).
“A presença do Navio-patrulha Maracanã no Porto de Santos evidencia a atenção da Marinha do Brasil em consolidar a presença da instituição no maior e mais importante porto da América Latina, reforçando as preocupações com um setor estratégico e em plena expansão, essencial para a economia do país”, afirmou a Capitania, em comunicado oficial.