Segundo o Governo do Estado, a concessão do trecho Norte do Rodoanel será de 31 anos e terá um total de investimentos previstos na ordem de R$ 3,4 bilhõesCrédito: Divulgação
Região Sudeste
São Paulo anuncia que trecho Norte do Rodoanel terá o sistema free flow
Governador Tarcísio de Freitas quer que tecnologia seja utilizada nas rodovias de todo o Estado
O Governo de São Paulo anunciou ontem (25) que o trecho Norte do Rodoanel terá uso exclusivo do sistema free flow, tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado. O objetivo do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é que todas as rodovias do Estado tenham a tecnologia já implementada.
Com a aplicação do free flow, passa a ser eliminada a necessidade dos motoristas pararem nas praças de pedágio, assim reduzindo o tempo de viagem.
Tarcísio salientou a importância da tecnologia, destacando para a melhoria do tráfego da rodovia. Segundo o governador, o objetivo é implantar o sistema nas demais rodovias concedidas.
“É algo que vamos implantar em todo o estado; vamos aposentar todas as praças de pedágio em todo o estado de São Paulo. Com o sistema, o motorista passa a pagar uma tarifa mais justa pelo o que realmente utiliza da rodovia, e de forma mais simples e ágil”, afirmou Tarcísio.
O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas. Um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros.
As informações são complementadas pelas antenas de identificação e câmeras de monitoramento e enviadas para um sistema central, responsável por receber e processar todos os dados. Os usuários que possuírem TAGs – dispositivos acoplados no para-brisa dos veículos – farão o pagamento automático. Já os usuários que não possuírem TAG pagarão a tarifa posteriormente, por meio de plataforma digital a ser implementada pela concessionária.
No final do mês passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou o início da cobrança free flow na BR-101/RJ/SP (Rio-Santos). A tarifa praticada é de R$ 4,10 para os carros de passeio nos três pórticos instalados em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Itaguaí (km 414).
Leilão
O trecho Norte do Rodoanel foi concedido à iniciativa privada, durante leilão realizado em 14 de março. A Via Appia FIP Infraestrutura foi a grande vencedora do leilão, que ocorreu na sede da B3, na Capital Paulista.
De acordo com o Governo do Estado, a concessão será de 31 anos e terá um total de investimentos previstos na ordem de R$ 3,4 bilhões, que já inclui a conclusão das obras paradas.
Com 44 km de extensão no eixo principal, três a quatro faixas por sentido e sete túneis duplos, o trecho Norte do Rodoanel terá ainda 107 obras de arte especiais entre São Paulo, Arujá e Guarulhos. A expectativa é que se reduza a circulação de 18 mil caminhões diariamente dentro da capital paulista.
O Trecho Norte é a última parte do Anel Rodoviário Mário Covas, círculo viário construído ao redor da Grande São Paulo, oferecendo aos motoristas uma via expressa entre o Litoral e o Interior sem a necessidade de passar pela Capital. Nesse cenário, o empreendimento é estratégico ao Porto de Santos, ao agilizar e facilitar o transporte de cargas entre seus terminais, na Baixada Santista, e as demais regiões.
O leilão do Trecho Norte já havia sofrido uma série de atrasos para a sua concessão. Primeiro, ocorreria em abril de 2022, mas foi adiado por falta de interessados. Na gestão do governador Rodrigo Garcia (PSDB), a cerimônia foi remarcada para janeiro deste ano, mas houve novo adiamento.
ASPAS
“É algo que vamos implantar em todo o estado; vamos aposentar todas as praças de pedágio em todo o estado de São Paulo. Com o sistema, o motorista passa a pagar uma tarifa mais justa pelo o que realmente utiliza da rodovia, e de forma mais simples e ágil”
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo