sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A comitiva da Missão Portuária – Brasil Export 2023 chegou a Singapura na última segunda-feira e marcou presença na Sea AsiaCrédito: Divulgação

Singapura

Inovações envolvendo descarbonização do setor portuário se destacam na Sea Asia

Atualizado em: 26 de abril de 2023 às 10:55
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Equipamentos que utilizam hidrogênio verde e energia solar são apresentados na feira que ocorre em Singapura

A descarbonização e a digitalização dos processos do setor portuário global estão presentes na maioria das soluções apresentadas durante a Sea Asia, uma das mais importantes feiras portuárias do mundo, que acontece em Singapura.

As informações foram repassadas ao BE News pelo professor da Universidade Federal do Maranhão, Sérgio Cutrim, integrante da comitiva da Missão Portuária – Brasil Export 2023, que chegou ao país na segunda-feira (24) e segue até sexta-feira (28).

Segundo ele, durante a visita à feira, o que mais chamou a atenção foram as novas diretrizes de gestão portuária que apontam para a descarbonização dos portos e para a digitalização de processos.

As formas de energia mais utilizadas, segundo ele, são o hidrogênio verde (H2V) e a energia solar.

“São duas áreas que o Brasil tem grande potencial de geração e o sistema portuário brasileiro já está antenado e buscando viabilizar as primeiras operações com esse tipo de energia renovável”, disse.

Para o professor, o Brasil pode, inclusive, se tornar um dos grandes fornecedores de hidrogênio verde, principalmente para a Europa.

Cutrim destacou ainda equipamentos pensados para fornecer energia aos navios, quando atracados nos portos.

Ele explicou que quando o navio atraca o motor continua ligado para fornecer energia à embarcação, ou seja, segue queimando óleo diesel e emitindo grande quantidade de CO2. 

A ideia, agora, é que os portos tenham equipamentos que permitam às embarcações receberem energia vendida pelo próprio porto. Dessa forma, o motor pode ser desligado, reduzindo a quantidade de gases lançados na atmosfera que causam o efeito estufa.

“Mas é preciso um novo posicionamento dos portos numa operação que ainda é raríssima”, declarou.

Terceiro dia

A comitiva brasileira da Missão Portuária – Brasil Export 2023 é formada também pelo CEO do grupo, Fabrício Julião; pelo presidente do Conselho do Singapura Export, Joel Julius; o diretor-executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo; os diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Felipe Queiroz e Lucas Asfor; o presidente da Companhia Docas da Paraíba (CDP), Ricardo Barbosa; o secretário de Governo da Prefeitura de Santos, Fábio Ferraz; e integrantes do grupo que venceu o Brasil Hack Export, maratona tecnológica promovida pelo grupo Brasil Export em 2020.

Hoje, o grupo visita o PSA, principal operador portuário em Singapura e a Embaixada do Brasil no país.

Amanhã (27), o CEO Fabrício Julião fará o lançamento do fórum internacional Singapura Export.

O anúncio é mais um passo na internacionalização do Brasil Export, que já conta com dois eventos realizados em solo estrangeiro: o Portugal Export, lançado no ano passado, em Sines e Lisboa, e o Mercosul Export, que fará sua estreia no próximo semestre, no Uruguai.

Compartilhe:
TAGS comitiva da Missão Portuária descarbonização digitalização energia solar hidrogênio verde Singapura Universidade Federal do Maranhão