O museu do Porto de Santos está sediado nas residências onde viviam os engenheiros da antiga Companhia Docas de Santos (CDS)Crédito: Divulgação/APS
Região Sudeste
Presidente da APS dá início a ações para reabrir museu do Porto de Santos
Equipamento turístico está fechado para visitação do público há mais de dois anos
O diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS) Anderson Pomini afirmou que iniciou procedimentos para a reabertura do Museu do Porto. Ontem (26), acompanhado de sua equipe, Pomini vistoriou as dependências do equipamento, que está fechado há mais de dois anos.
Localizado no Complexo Cultural do Porto de Santos, no bairro do Macuco, sediado nas dependências da APS, o museu teve suas atividades suspensas durante a pandemia da Covid-19.
“É um museu com muitas riquezas, muitas peças que apresentam a fantástica história de construção do maior equipamento de logística do Hemisfério Sul. Nós temos aqui diversas atrações, então nós reabriremos o museu que está fechado há dois anos”, afirmou o diretor-presidente da APS. O assunto também foi discutido durante a apresentação da nova diretoria.
Mesmo após a flexibilidade dos equipamentos turísticos da Cidade, o museu nunca chegou a ser reaberto. A antiga gestão do Porto de Santos não havia viabilizado uma nova data para a sua reabertura.
Na ocasião, a antiga gestão do Porto de Santos afirmou que realizou o inventário de todo o acervo, com registro fotográfico de mais de 800 itens do museu. Além disso, foi feita a digitalização de mais de 500 negativos fotográficos em vidro.
Em vídeo publicado nas redes sociais da APS, Pomini reiterou que novidades em relação à reabertura do museu serão divulgadas em breve.
Além do museu, o Complexo Cultural do Porto de Santos reúne uma biblioteca, com cerca de 3 mil títulos, e uma mapoteca. O complexo foi inaugurado para visitação pública em 1º de setembro de 1989, logo se consolidando como um atrativo turístico e cultural da região.
Contando com um acervo de aproximadamente 2 mil itens, que inclui documentos, fotografias, instrumentos náuticos e ferramentas, o museu abriga também inúmeras raridades que preservam e contam os detalhes da história do Porto de Santos.
O museu do Porto de Santos está sediado nas residências onde viviam os engenheiros da antiga Companhia Docas de Santos (CDS). A partir do imóvel eles chefiavam a construção das primeiras instalações portuárias. Atualmente, o prédio é tombado pela Prefeitura de Santos.