As cargas da categoria granel sólido apresentaram aumento de 20,58% no porto alagoano, com destaque para o minério de cobreCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Movimentação de cargas no Porto de Maceió cresce 15% no 1º trimestre
Foram operadas mais de 778 mil toneladas contra 673 mil no mesmo período do ano passado
A movimentação de cargas no Porto de Maceió (AL) cresceu 15% no primeiro trimestre deste ano. Ao todo, foram operadas 778.750 toneladas, enquanto durante o mesmo período em 2022, foram registradas 673.712 toneladas. As informações foram divulgadas pela Administração do Porto de Maceió (APMC), na última quinta-feira (20).
As cargas da categoria granel sólido apresentaram aumento de 20,58%, com destaque para o minério de cobre. Foram 23.794 mil toneladas entre janeiro e março.
O coque de petróleo e o açúcar a granel também tiveram aumento considerável no período, contabilizando acréscimos de 60,94% e 40,89%, respectivamente.
O saldo positivo ainda é visto nas cargas de granel líquido, que apresentaram crescimento em 4,62%, contabilizando 108.309 mil toneladas movimentadas. Nesta categoria, o destaque vai para o óleo diesel, que movimentou 34,58% a mais.
O administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda, destacou que o crescimento visto nos primeiros meses deste ano reflete o trabalho realizado pela APMC, além da infraestrutura eficiente do complexo e a logística que prioriza o fluxo portuário.
“Em 2022, conseguimos fechar um ano com um saldo positivo, registrando 10% de aumento em relação ao ano anterior. A continuidade desse crescimento demonstra que o Porto permanece em busca de melhorias e fazendo bons usos do recurso, visando cada vez mais o desenvolvimento do setor portuário de Alagoas”, disse.