Béatrice Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, falou sobre o apoio da empresa em projetos sociais nas cidades onde operaCrédito: Reprodução/ZR News
Região Sudeste
ZR News discute agenda e conceito ESG nas empresas do porto
Gerente da Santos Brasil também falou sobre a inclusão das mulheres nos debates sobre o setor portuário
A implementação da agenda e do conceito ESG (sigla em inglês que se refere a práticas ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social and Governance) foi tema principal da edição de ontem (27) do Programa ZR News. A atração transmitida pela rádio Santa Cecília FM (107,7 FM) separa todas as quintas-feiras para assuntos voltados ao setor portuário.
Béatrice Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, comentou sobre o apoio da empresa em 41 projetos sociais nas cidades onde mantém suas operações.
“Nós não patrocinamos esses projetos. Nós seguimos esses projetos. Fazemos visitas mensais às associações, temos uma auditoria constante para saber para onde foi nosso recurso, saber quais ações estão sendo geradas, e quem está sendo beneficiado por esses recursos. A escolha foi bem criteriosa, via edital público, mais uma vez mostrando ética e transparência, sempre. Nossos projetos são sempre focados em educação, cultura e esporte. Três pilares que mudam a situação das pessoas que estão em uma situação menos valorizada”, analisou a profissional.
A Santos Brasil possui trabalhos que estão alinhados com os ODS, que são objetivos de desenvolvimento sustentável das Organizações das Nações Unidas (ONU). “A Santos Brasil já assumiu entre seus principais desafios o compromisso de contribuir para a conservação do meio ambiente e também para o desenvolvimento humano”, disse.
Ainda no conceito do ESG, Béatrice afirmou que está sempre conectada a assuntos que beneficiam a empresa. Ela, por exemplo, citou a aquisição de guindastes RTGs da China devido ao custo-benefício e à ligação com a (questão da) sustentabilidade, mas comentou que o histórico do Brasil deveria ser de maior acesso a novas tecnologias.
“O ESG é como a frase que ‘só sei que nada sei’, porque evolui tão rápido. O que se sabe hoje pode ser que já esteja antigo. Sempre olho na Europa e na Ásia o que está ativo hoje e o que a gente pode implementar no Brasil, que é buscar tecnologia de fora para trazer para o país. O que eu acho uma pena, porque o Brasil, um país tão rico de energia limpa, deveria ter, na verdade, um acesso maior a novas tecnologias ligadas à sustentabilidade e não trazer de fora”, comentou.
Béatrice fez menção ao etanol, que trata-se de uma produção 100% nacional, que possui sua própria tecnologia, mas que na opinião dela poderia ser ainda mais valorizada.
O jornalista Leopoldo Figueiredo, diretor de redação do BE News, lembrou que para um maior uso do etanol ainda falta um desenvolvimento tecnológico para que esse combustível seja utilizado, como por exemplo, em equipamentos nos terminais portuários de todo o Brasil.
Béatrice Dupuy também faz parte do Conselho Feminino do Brasil Export, no qual a inclusão de gênero no setor portuário é sempre um dos temas em discussão.
“Vejo com bons olhos essa inclusão da pauta ESG dentro do porto, e, claro, essa afirmação de que as mulheres têm sua importância no debate. Nós achamos muito proveitoso. Estão tendo o cuidado de ter pautas e convites mais diversos. Para nós já é uma batalha ganha, mas com certeza gostaríamos que tivesse mais e mais representatividade nos debates, e com certeza o Brasil Export vê isso de perto”, comentou.
Santos Export
O segundo fórum de debates regionais promovidos pelo grupo Brasil Export neste ano será o Santos Export, nos dias 15 e 16 de maio. As pautas dos painéis serão divulgadas em breve, mas um dos pontos principais diz respeito aos acessos ao Porto de Santos.
“Hoje os usuários do Sistema Anchieta-Imigrantes já enfrentam várias dificuldades para chegar ao Planalto. No Santos Export do ano passado, em um dos painéis foi debatida uma nova ligação rodoviária entre Planalto e Planície. É uma promessa de campanha do governador Tarcísio (de Freitas). A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende afirmou que já tem esse projeto em estudo, e este é o momento do projeto sair do papel e começar”, declarou Leopoldo.
Todas as quintas-feiras o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo portalbenews.com.br.
ASPAS
“O Brasil, um país tão rico de energia limpa, deveria ter, na verdade, um acesso maior a novas tecnologias ligadas à sustentabilidade e não trazer de fora”
Béatrice Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil