Construído na Holanda, o navio Cisne Branco foi batizado em agosto de 1999 e entregue à Marinha em fevereiro do ano seguinteCrédito: Divulgação/Portos RS
Região Sul
Navio-veleiro da Marinha estará aberto para visitação no Porto do Rio Grande
Curiosos poderão conhecer a estrutura do Cisne Branco no sábado, domingo e também no feriado
Atracou na última quinta-feira (27) no Porto do Rio Grande o navio-veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil. A embarcação estará atracada no complexo portuário até a próxima segunda-feira (1º de maio), feriado do Dia do Trabalhador, e será aberta para visitação do público durante o final de semana e também no feriado.
Nesta sexta-feira (28) ocorreu a bordo do navio uma cerimônia ao pôr do sol seguida de uma recepção para autoridades da Marinha e da comunidade portuária local.
De acordo com a Portos RS, Autoridade Portuária gestora do Porto do Rio Grande, o navio-veleiro estará disponível para visitação no sábado, domingo e também na segunda-feira. O horário disponível para o público será no período da tarde, sempre das 13h às 17h. O acesso será realizado pela Estação Naval do Rio Grande, no Portão 9 da Avenida Honório Bicalho.
Com características que se diferem dos tradicionais navios da força naval, a embarcação exerce funções diplomáticas e de relações públicas, com a missão de representar a instituição em eventos náuticos nacionais e internacionais, além de divulgar a mentalidade marítima na sociedade e preservar as tradições navais.
Segundo a Marinha do Brasil, o Cisne Branco (U20) é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha. Ele foi construído na capital da Holanda, Amsterdã, pelo estaleiro Damen Oranjewerf. Teve sua quilha batida em 9 de novembro de 1998 e foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. O navio foi entregue à Marinha em 4 de fevereiro de 2000.
Por ocasião da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, em 2000, percorreu a “Rota do Descobrimento”, de Portugal ao Brasil. Foi submetido à Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 9 de março de 2000.