Representantes da delegação do Brasil Export se reuniram com a embaixadora do Brasil em Singapura, a diplomata Eugenia BarthelmessCrédito: Divulgação
Singapura
Brasil Export lança o Singapura Export, novo fórum internacional do grupo
Anúncio oficial aconteceu durante visita à Embaixada do Brasil no país asiático
O Fórum Singapura Export foi lançado oficialmente nesta semana, na Embaixada do Brasil em Singapura, durante a Missão Portuária – Brasil Export 2023, que começou na última segunda-feira e terminou na sexta-feira (28).
Este será o primeiro fórum do grupo na Ásia, que já conta com dois eventos realizados em solo estrangeiro: o Portugal Export, lançado no ano passado, em Sines e Lisboa, e o Mercosul Export, que fará sua estreia no próximo semestre, no Uruguai.
Fabrício Julião, CEO do Brasil Export, explica que a criação do Singapura Export é mais um passo na internacionalização da iniciativa, que fomenta o desenvolvimento dos setores portuário, de transportes e de infraestrutura, unindo autoridades dos segmentos em encontros que discutem cenários e melhorias para as operações.
“Volto animado para o Brasil porque na Embaixada nós tivemos o aceite da proposta de maneira direta e prática, com o envolvimento da embaixadora (diplomata Eugenia Barthelmess) desde o primeiro momento. Quando apresentamos a proposta, ela ofereceu total apoio da Embaixada e afirmou que a pauta é muito convergente com o que eles estão desenvolvendo no país”, detalha Julião.
O Fórum Singapura Export está marcado para o dia 6 de novembro e já conta com um recorde de participantes: serão 90 pessoas fazendo parte da comitiva brasileira que visitará o país asiático. Além de empresários, são esperadas as presenças de Autoridades, como ministros, governadores e senadores.
“Nós teremos uma agenda muito produtiva. Abriremos a programação com um seminário que irá tratar questões relacionadas aos negócios e à infraestrutura entre os dois países e, na sequência, visitas técnicas”, pontua o CEO.
O fórum asiático contará com um conselho consultivo, presidido pelo executivo Joel Julius.
MISSÃO
Além de Julião, a Missão Portuária – Brasil Export 2023, que terminou ontem (28), contou com a presença dos diretores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Felipe Queiroz e Lucas Asfor; o presidente da Companhia Docas da Paraíba (CDP), Ricardo Barbosa; o secretário de Governo da Prefeitura de Santos (SP), Fábio Ferraz; o diretor executivo da Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), Angelino Caputo, e de integrantes do grupo que venceu o Brasil Hack Export, maratona tecnológica promovida pelo grupo Brasil Export em 2020.
Para Felipe Queiroz, o principal diferencial competitivo de Singapura é a conectividade. “Um país que não tem recursos naturais, não tem commodity ou uma indústria pujante é tão relevante no mercado mundial por estar conectado por meio da logística”, avalia o diretor da ANTT.
Queiroz explica que o Porto de Singapura é o maior centro de abastecimento de combustível do mundo e que essa foi “a grande sacada deles”, já que perceberam essa vocação e empreenderam esforços para conectar o complexo portuário com a cadeia logística global.
Felipe cita ainda que sentiu falta da presença de players brasileiros na Maritime Week (SMW) e na Sea Asia, eventos reconhecidos mundialmente pelo segmento portuário.
“O Panamá estava representado e o Brasil não. A Ásia é o principal mercado consumidor do Brasil, então o país peca na conectividade ao não participar de eventos importantes como esses”, pontua.
Já o secretário de Governo da Prefeitura de Santos, Fábio Ferraz, destacou as tecnologias utilizadas nas operações do Porto de Singapura e que, em sua visão, podem ser replicadas nos portos brasileiros.
“O porto é muito expressivo em tecnologia. Por exemplo, um único operador pode operar oito guindastes de forma remota, o que traz muita competitividade. São modelos que podem ser copiados em escala”, cita.
ASPAS
“Nós teremos uma agenda muito produtiva. Abriremos a programação com um seminário que irá tratar questões relacionadas aos negócios e à infraestrutura entre os dois países e, na sequência, visitas técnicas”
Fabrício Julião, CEO do Brasil Export