domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O rebocador WS Rosalvo opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias quanto em rebocagem oceânicaFoto: Divulgação/Wilson Sons

Região Sudeste

Wilson Sons inicia operação de novo rebocador no Porto do Açu

Atualizado em: 4 de maio de 2023 às 10:11
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Trata-se da terceira embarcação construída nos estaleiros da companhia, no Porto de Santos

A Wilson Sons deu início às operações do seu novo rebocador, o WS Rosalvo, no Porto de Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. Esta é a terceira de uma série de seis novas embarcações mais sustentáveis construídas nos estaleiros da empresa, em Guarujá, no Porto de Santos (SP).

Segundo a companhia, o novo design hidrodinâmico melhora a eficiência do casco e permite reduzir em até 14% o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Os rebocadores são os primeiros, no Brasil, com o padrão Tier III, da Organização Marítima Internacional (IMO), que atesta a redução de pelo menos 70% de óxidos de nitrogênio, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nos portos onde operam.

O WS Rosalvo, da classe RSD 2513, tem notação de classe escort tug (rebocador de escolta) e equipamento de combate a incêndio certificado FIFI-1, com vazão de 2.400 m³ de água por hora. Seu design é da Damen Shipyards e possui 24 metros de comprimento e 13 metros de boca (largura).

A embarcação opera avante e a ré com a mesma eficiência, podendo ser usada tanto em manobras portuárias quanto em rebocagem oceânica. O bollard pull (tração imposta ao cabo de reboque) é de mais 90 toneladas, fazendo do novo rebocador o mais potente em operação no Brasil, ao lado do WS Centaurus e do WS Orion.

Com a entrega do WS Rosalvo, a Wilson Sons chegou à marca de 151 embarcações construídas dentro de seus estaleiros. Todos estes rebocadores foram construídos com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), e tiveram como agente financeiro o BNDES.

“O WS Rosalvo demonstra a relevância da inovação e da sustentabilidade para a Wilson Sons no mercado brasileiro, com projetos modernos na construção e operação dos novos rebocadores, cada vez mais necessários diante de uma demanda crescente nos portos por embarcações mais potentes para atender grandes navios de maneira mais sustentável”, afirmou Márcio Castro, diretor-executivo de Rebocadores da Wilson Sons.

Na data de entrega do novo rebocador, houve uma solenidade da companhia para clientes e parceiros. Na ocasião, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da embarcação e saber mais informações sobre o rebocador.

Homenagem

O nome WS Rosalvo é uma homenagem ao comandante Rosalvo Tenório Pimenta, que foi colaborador da Wilson Sons desde 1996 e que faleceu em 2021.

Compartilhe:
TAGS design hidrodinâmico novo rebocador PORTO DE SANTOS porto do açu sustentáveis Wilson Sons