domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A cerimônia de posse foi realizada durante a tarde de ontem, nas próprias instalações portuárias e contou com a presença de diversas autoridades, políticos e empresários. Divulgação/Porto do Recife

Região Nordeste

Advogado Delmiro Gouveia assume a presidência do Porto do Recife 

4 de maio de 2023 às 15:08
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Nome foi aprovado pelo Conselho de Administração do complexo portuário

O advogado Delmiro Rodrigo Andrade da Cruz Gouveia foi empossado ontem (3) como o novo presidente do Porto do Recife (PE). O nome dele foi anunciado no fim do mês de março pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti e aprovado nesta semana pelo Conselho de Administração da Porto do Recife S.A. Delmiro assume a cadeira que até então era ocupada por Tito Moraes, há quase 1 ano.

A cerimônia de posse foi realizada durante a tarde de ontem, nas próprias instalações portuárias e contou com a presença de diversas autoridades, políticos e empresários. Entre eles, José Lindoso, ex-presidente do Porto do Recife; André Teixeira, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e do Conselho do Porto e do secretário Guilherme Cavalcanti. 

Delmiro Gouveia é especialista na área de gestão de contratos e graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atua ainda como pecuarista, ocupa a presidência da Sociedade Nordestina dos Criadores e é comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco. 

Durante sua fala, o novo presidente disse que a prioridade de sua gestão será a renovação do convênio entre União e Estado em relação à administração do Porto do Recife. 

“Temos toda uma gama de patrimônio do Porto, um desenvolvimento imobiliário que a região permite. Constatamos um grande investimento que nestes próximos meses deve ser inaugurado, que o hotel do Novo Recife e o Centro de Convenções. Desafio é grande, mas satisfeito em poder realizar”.

O deputado federal Luciano Bivar, presente na cerimônia, ressaltou as potencialidades do complexo. “O Porto do Recife tem tudo para ativar o patrimônio físico e também o serviço de cabotagem. Em gestões anteriores foi muito bem feita a parte de fundeamento. Espero que agora possamos dar efetivamente esse desenvolvimento que a cidade do Recife merece”.

Já Guilherme Cavalcanti acredita que a experiência do novo gestor vai contribuir para o enfrentamento dos desafios do Porto do Recife, na melhoria do processo de governança e na relação com os órgãos reguladores federais. 

Destacou ainda que o complexo tem problemas específicos de ordem regulatória e de ajustes ao seu plano diretor, além de a necessidade de se tornar superavitário e “de integrar sua estratégia ao seu porto-irmão, Suape. O novo gestor estará alinhado a estes desafios”, declarou o secretário.

Cavalcanti agradeceu a presença de membros do Conselho do Porto e dos demais presentes à cerimônia, desejando boa sorte a Delmiro na nova jornada. “A gente está com todas as condições postas para ter muito sucesso”, finalizou.

Segundo o governo estadual, a nomeação está em linha com o compromisso do governo de escolher perfis técnicos para funções estratégicas na gestão pública.

PORTO DO RECIFE

O Porto do Recife foi inaugurado em 1535, há 488 anos. Hoje, possui um cais acostável de 2.960 metros de comprimento, com 16 berços de atracação, área de apoio para armazenagem coberta de 48.500 metros quadrados e descoberta de 80 mil metros quadrados. Movimenta uma média de 2,2 milhões de toneladas anuais e é administrado pelo Governo de Pernambuco.

Compartilhe:
TAGS