No projeto da Ferrovia do Sertão consta que os trilhos sairão de Curral Novo (PI) com destino ao Porto de Suape, num trajeto de 717 quilômetrosCrédito: Ascom/Minfra/Arquivo
Região Nordeste
Governo de Pernambuco garante ações em defesa de ramal da Transnordestina
O trecho Salgueiro-Suape foi retirado do projeto no final do ano passado, após a concessionária alegar inviabilidade econômica
O Governo do Estado de Pernambuco afirmou que está comprometido com a construção do traçado completo da Ferrovia Transnordestina, que inclui o ramal Salgueiro – Suape (PE).
A garantia foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, ao responder perguntas formuladas pelo colegiado que participou da reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, na última segunda-feira (8).
O trecho Salgueiro-Suape foi retirado do projeto em 23 de dezembro do ano passado, após a assinatura de um aditivo no contrato firmado entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa privada Transnordestina Logística SA, do Grupo CSN, responsável pela obra da ferrovia. Inviabilidade econômica foi o motivo alegado para a exclusão do trecho que teria 520 km.
Guilherme Cavalcanti acredita que há interesse do Governo Federal em manter Suape no projeto, e espera para os próximos meses a formulação de um novo modelo que permita a retomada das obras.
“Nós estamos fazendo uma defesa irredutível do trecho que liga Salgueiro ao Porto de Suape. Temos ciência de todos os caminhos e possibilidades e vamos agora defender aquilo que é melhor para o estado de Pernambuco”, informou o secretário.
Ele disse estar convicto de que “muito em breve” será anunciada a retomada de uma estratégia ferroviária para todo o país.
Cavalcanti esclareceu também que o estudo de viabilidade da obra usado para embasar a mudança de traçado não aponta necessariamente para a exclusão do eixo até Suape. Segundo ele, a decisão foi uma dentre as várias possibilidades apontadas no documento, que analisava a viabilidade do empreendimento do ponto de vista do parceiro privado.
A pasta entende ainda que não há necessidade de manter a construção paralisada até o fim da apuração de possíveis irregularidades no que já foi executado da obra. Essa apuração vem sendo realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Andamento das obras
Segundo o mapa de execução dos trabalhos apresentado durante a reunião, a obra está concluída até Custódia (Sertão do Moxotó), e o túnel de passagem no município de Salgueiro (Sertão Central) também foi escavado. O orçamento estimado para implantar a linha até Suape é de aproximadamente R$ 5 bilhões.
O deputado João Paulo (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina, afirmou também que pretende debater o tema na assembleia junto com a bancada federal pernambucana, na próxima segunda-feira (15).
O encontro desta semana (8) contou com a participação de representantes sindicais de petroleiros, ferroviários e metroviários e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PE).
“Esta reunião já trouxe grandes esclarecimentos. Acho que fechamos, hoje (8), uma grande unidade do Parlamento com o Governo do Estado na defesa da Transnordestina”, disse o parlamentar logo após o encontro.
João Paulo também anunciou que a Frente deve se deslocar para Salgueiro, onde os parlamentares devem fazer uma audiência pública para ouvir demandas da região relacionadas à ferrovia.
Aditivo
O aditivo assinado ano passado adequou os investimentos obrigatórios para o novo traçado, os respectivos prazos para conclusão e penalidades em caso de descumprimento das obrigações acertadas.
A intenção foi destravar as obras da ferrovia, iniciadas em 2006 para serem concluídas em 2012, o que não aconteceu devido a diversas paralisações jurídicas e falta de recursos.
Em 2019, a CSN retomou os trabalhos em alguns trechos da ferrovia, que estava, até então, com 55% das obras concluídas, segundo a empresa.
Piauí-Suape
Já o Porto de Suape informou, após a exclusão do ramal, que vê na Ferrovia do Sertão, viabilizada com a futura instalação de um terminal de granéis sólidos minerais pela Planalto Piauí, uma solução ao trajeto da Transnordestina que chegaria ao complexo portuário vindo desse estado.
No projeto da Ferrovia do Sertão consta que os trilhos sairão de Curral Novo (PI) com destino ao porto, num trajeto de 717 quilômetros.