Nas aulas serão apresentados os conceitos teóricos e numéricos para a determinação das forças produzidas pelo vento e correnteza em embarcações atracadas no porto.
Região Nordeste
Porto de Recife e UFPE querem aperfeiçoar atracação
O projeto visa contribuir com o aperfeiçoamento da operação de atracação e a formação de recursos humanos na área de tecnologia portuária
O Porto do Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriram inscrições para o Projeto de Extensão Tecnológica (PET) “Código Computacional para Cálculo das Forças Atuantes na Amarração de Navios e Defensas Portuárias”, do curso de Engenharia Naval da UFPE.
O objetivo do curso é contribuir com o aperfeiçoamento da operação de atracação de navios e a formação de recursos humanos na área de tecnologia portuária. O projeto dará continuidade ao desenvolvimento de um código computacional para cálculo dos esforços nas linhas de amarração dos navios, cabeços e defensas do Porto do Recife.
A primeira fase, com um mês de duração, consistirá na seleção de 30 alunos para um curso de capacitação em engenharia naval e tecnologia aplicada às operações portuárias, além de uma visita às instalações do Porto do Recife.
Na segunda fase, que deverá durar três meses, serão selecionados os 10 alunos com melhores rendimentos no curso para desenvolver o código computacional. Os técnicos do ancoradouro também participarão da capacitação e aprenderão como funciona o código na prática.
Nas aulas serão apresentados os conceitos teóricos e numéricos para a determinação das forças produzidas pelo vento e correnteza em embarcações atracadas no porto (utilizando normas e regulamentos).
Todos os estudantes participantes que concluírem o curso com sucesso receberão um certificado de curso de extensão da UFPE. Já os alunos que passarem para a segunda fase receberão uma bolsa da Facepe de R$ 500 durante os três meses de duração do curso.