O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, durante o segundo dia de atividades do World Hydrogen Summit 2023, na HolandaCrédito: Divulgação/Portos RS
Região Sul
Portos RS assina termo com Roterdã para programa de sustentabilidade
Acordo prevê cooperação bilateral e coloca o complexo do Rio Grande como um hub de hidrogênio verde
A diretoria da Portos RS, Autoridade Portuária gestora dos portos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas, assinou ontem (10) com o Porto de Roterdã e o governo da Holanda um termo de cooperação para o desenvolvimento do programa Green Ports Partnerships (Portos Verdes), que coloca o cais do Rio Grande como um hub de hidrogênio verde. O documento estabelece a realização de uma cooperação entre o estado do Rio Grande do Sul e o país europeu para possibilitar a exportação e a realização de investimentos mútuos.
A solenidade ocorreu durante o segundo dia de atividades do World Hydrogen Summit 2023. O vento, que acontece na Holanda, é considerado a plataforma global de realização de negócios envolvendo o hidrogênio verde.
O termo de intenções tem como objetivo aumentar a cooperação bilateral e o conhecimento para promover de forma conjunta iniciativas públicas e privadas no campo do desenvolvimento portuário.
O fomento de atividades voltadas à produção de energias renováveis a partir da energia eólica on/offshore e do hidrogênio verde são alguns dos pilares estruturantes do protocolo de intenções.
Para Cristiano Klinger, presidente da Portos RS, fazer parte do grupo dos chamados “portos verdes” colocará os complexos do Rio Grande do Sul em uma posição ainda maior de destaque no cenário internacional.
“Assinar o compromisso com 24 empresas holandesas coloca a Portos RS no centro mundial da discussão sobre hidrogênio verde e estimula a atração de investimentos internacionais. Agora precisamos pensar nos próximos passos para efetivar os negócios que podem alavancar o desenvolvimento da região de forma sustentável e ecológica”, analisou.
Workshops
Na terça-feira (9), primeiro dia do evento, a comitiva da Portos RS cumpriu agenda com as empresas Torrgas, Groningen Seaports, Soluforce, Dutch Marine, TNO, IRO e Witteveen Bos. Ontem ainda ocorreu um jantar com a presença de ministros holandeses, o prefeito de Roterdã e o CEO do porto da cidade europeia.
Nos próximos dias serão realizados workshops e palestras voltados ao tema, que permitirão ampliar os conhecimentos sobre o hidrogênio verde e as principais características dessa matriz energética.
De acordo com Klinger, a participação no evento ao longo dos quatro dias permitirá apresentar o potencial do Porto do Rio Grande como uma plataforma logística de energias renováveis.
“O fórum vai exatamente ao encontro daquilo que projetamos e evidenciamos na marca Portos RS – Port Energy Platform para atração de investimentos em energias renováveis”, disse.