domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O diretor-executivo do Sopesp, Ricardo Molitzas, também é presidente do Conselho do Santos Export e falou sobre o fórum regional que será realizado na próxima semanaCrédito: Reprodução/ZR News

Região Sudeste

Os 30 anos do Sopesp e a expectativa para o Santos Export no ZR News

Atualizado em: 12 de maio de 2023 às 9:43
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Sindicato dos Operadores Portuários completará 30 anos de fundação no mês de dezembro

O ano de 2023 marca os 30 anos de atuação do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo, o Sopesp, que serão completados no mês de dezembro. A atuação da entidade no Porto de Santos, bem como a expectativa para a edição de 2023 do Santos Export, foram destaques no Programa ZR News veiculado na Rádio Santa Cecília FM (107,7).

Ricardo Molitzas, diretor-executivo do Sopesp, completou recentemente cinco anos de atuação no sindicato. Ele lembra que o Sopesp foi criado a partir do advento da lei n° 8.630, de 1993, que dispõe sobre o regime jurídico da exploração dos portos organizados e das instalações portuárias.

“Vamos completar agora no próximo mês de dezembro 30 anos do Sopesp. São 30 anos de trabalhos e discussões sobre o nosso porto”, comentou.

Segundo Molitzas, o Sopesp tem os maiores operadores portuários do país entre os associados, mas ele acredita que é preciso uma publicidade maior da ação das empresas ligadas ao porto.

“Nós temos os maiores operadores portuários como associados, porque estão operando no Porto de Santos. Às vezes falo para interlocutores sobre quem faz tanto e é preciso contar o que foi feito. Precisam ter essa publicidade. Isso acaba de certa forma aproximando a sociedade do porto, e é o que a gente precisa fazer. O grande trabalho é a conscientização da sociedade com a importância do porto, que eu ainda acho que é muito pequena na região da Baixada Santista”, analisou Molitzas.

Santos Export

Nos próximos dias 15 e 16, o Grupo Brasil Export vai realizar seu segundo evento regional de painéis com o Santos Export 2023. No primeiro dia do evento haverá uma solenidade em homenagem ao Sopesp.

“A expectativa é sempre grande para o evento que temos em Santos. Já temos uma relação de pessoas inscritas que são bastante significativas. Começamos no dia 15 de manhã, com duas visitas técnicas. À tarde teremos o InfraJUR e depois, no final do dia, a abertura oficial. E teremos também um coquetel dos 30 anos de comemoração do Sopesp. No próximo dia, a gente tem a nossa programação com quatro painéis ao longo do dia”, afirmou Molitzas, que também é presidente do Conselho do Santos Export.

Acessos ao porto

Entre os temas abordados nos painéis programados para o segundo dia, um deles diz respeito aos acessos que envolvem o Porto de Santos. Molitzas dividiu a questão dos acessos rodoviários em duas partes, cada uma delas com sua importância.

“Uma delas é a malha rodoviária do Porto de Santos, que precisa de manutenção e investimentos. A outra parte é a via de chegada a Santos, onde só temos o Sistema Anchieta-Imigrantes. Se você olhar para a carga, ela só chega pela Via Anchieta, que é dos anos 1950. Se olhar lá para os anos 1970, a gente movimentava de 70 a 80 milhões de toneladas por ano. Hoje a gente já chegou em 142 milhões de toneladas e a via é a mesma.

Óbvio que o investimento da Fips (Ferrovia Interna do Porto de Santos) você tira uma pressão porque o aumento de capacidade da ferrovia tira uma pressão do sistema rodoviário. Uma nova via que se discute é uma ligação do Rodoanel à Cônego Domênico Rangoni. Uma via dessas para ficar pronta é no mínimo de oito a 10 anos. Será que a gente aguenta 10 anos de espera? Eu tenho minhas dúvidas”, analisou.

O professor Rafael Pedrosa, coordenador do MBA em Gestão Portuária e Operações Internacionais e da Pós-graduação em Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro da Universidade Santa Cecília (Unisanta), salientou que é preciso dar uma atenção maior para projetos futuros, que possam vir a sanar problemas e gargalos futuros.

“Nosso grande problema é falta de projeto. É o que precisamos para daqui a alguns anos, o que temos que fazer para termos gargalos sanados e às vezes até gargalos que nem existem. Com projeto você consegue dimensionar gargalos futuros, e evitar que eles colapsem. Esperava-se que o porto crescesse, mas não tivemos projetos que pudessem atenuar os impactos desse crescimento, e isso é um grande pecado”, comentou.

Todas as quintas-feiras, o ZR News, com apresentação do jornalista Zerri Torquato, é voltado para os assuntos portuários, além de ter o quadro Santos Export. O programa pode ser acompanhado também pelo https://portalbenews.com.br 

Compartilhe:
TAGS Estado de São Paulo Programa ZR News Santos Export Sindicato dos Operadores Portuários completará 30 anos