domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Segundo a Codern, que administra o Porto de Natal, as primeiras operações da GreenSea devem ocorrer em julho, com a chegada da nova safra de melões e melanciasCrédito: Divulgação/Codern

Região Nordeste

GreenSea assume exportação de frutas do Porto de Natal para a Europa

Atualizado em: 18 de maio de 2023 às 11:30
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Empresa entra no lugar da CMA CGM, que encerrou suas operações no porto em abril

A GreenSea será a nova responsável pelo transporte das frutas que embarcam no Porto de Natal (RN) com destino à Europa. A empresa opera com navios frigoríficos especializados neste tipo de operação, atuando também em Fortaleza. Ela entra no lugar da CMA CGM, que encerrou suas operações no Porto de Natal no mês passado.

Segundo a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o complexo potiguar, as primeiras operações devem ocorrer em julho, com a chegada da nova safra de melões e melancias.

O anúncio foi feito no último dia 9 por representantes do governo do Estado e exportadores, na sede da Agrícola Famosa, principal exportadora de frutas do Rio Grande do Norte.

A exportadora explicou que a forma de embarque também irá mudar: como os navios da empresa são do tipo reefer, ou seja, têm câmaras frigoríficas, não será mais necessário o uso de contêineres reefer, como era feito anteriormente.

Agora, as frutas serão exportadas em pallets, uma espécie de estrado, geralmente feito em madeira, usado para transportar materiais. Carlo Porro, CEO da Agrícola, afirma que desta forma a fruta chega com melhor qualidade.

Ele explica que a mudança foi feita no ano passado, mas apenas para as frutas que embarcam pelo Porto de Fortaleza. Agora, passará a ser feita via Natal também.

A modalidade chamada de break bulk permite o transporte de carga de forma fracionada, diferentemente da mercadoria contentorizada, onde os produtos são empilhados.

“Esse tipo de operação já existia, foi substituída por contêineres e agora volta com uma força muito grande. Você chega no mesmo lugar, só que de uma forma diferente. No caso da fruta ela chega no tempo correto para os clientes, com qualidade melhor, sem interromper a cadeia logística e de fornecimento a todos os clientes”, detalhou Carlo.

A Agrícola Famosa estima produzir 10 mil pallets por semana na próxima safra, sendo três mil pallets embarcados semanalmente pelo Porto de Natal. Os principais destinos serão a Espanha, Holanda e Inglaterra.

Para o CEO da Agrícola, a permanência das operações no Porto de Natal significa a reativação do equipamento. “O terminal volta a funcionar. Nossa intenção é trazer mais navios para cá e atender outros produtores. Queremos tornar Natal um porto fruteiro”, diz.

Até o mês passado, a Famosa enviou para a Europa nove mil contêineres de frutas, o que equivale a 180 mil toneladas. Durante a safra passada, oito mil trabalhadores foram empregados.

A governadora Fátima Bezerra celebrou a notícia. “Uma parceria exitosa entre a Secretaria de Agricultura, o Coex e a Agrícola garantiu a vinda do novo operador para o Rio Grande do Norte”, declarou.

O Porto de Natal movimenta também sal, trigo, cargas de projeto eólico e industrial.

Compartilhe:
TAGS Docas do Rio Grande do Norte Europa GreenSea operações no porto Porto de Natal