Jorge Viana é ex-senador e foi nomeado presidente da Apex em janeiro deste ano, quando a agência exigia inglês como requisito básico
Nacional
Jorge Viana perde presidência da Apex por não ter inglês fluente
De acordo com decisão de juíza da 5ª Vara Federal, ele terá que comprovar fluência no idioma em até 45 dias
A posse do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Jorge Viana, foi cancelada pela justiça do Distrito Federal pela falta de proficiência na língua inglesa.
Foi estabelecido que Jorge Viana comprove fluência no idioma em até 45 dias. A decisão é da juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara Federal.
Para comprovar que é bilíngue, Jorge Viana deve apresentar o certificado de instrução privada com autorização de funcionamento no país para ministrar inglês a partir de declaração de dois profissionais no ensino do idioma.
A decisão da juíza atende a um pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que acionou a justiça para tentar reverter a nomeação do petista. Segundo o senador, a mudança no estatuto da Apex está “em total desalinho aos preceitos da moralidade administrativa e impessoalidade”, justificou.
A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que vai recorrer da decisão. Jorge Viana é ex-senador e foi nomeado presidente da Apex em janeiro deste ano, quando a agência exigia inglês como requisito básico.
O próprio Jorge Viana promoveu uma mudança no estatuto da agência para descartar a obrigatoriedade. A mudança aconteceu no dia 22 de março pelo conselho deliberativo da Apex Brasil.