O CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, é um dos idealizadores do Movimento pelo Sim (crédito: Arquivo)
Nacional
Movimento pelo Sim: Brasil Export reunirá empresários e autoridades
Campanha que busca agilizar obras estratégicas para a logística do País foi lançada no Santos Export
O Brasil Export começa a reunir entidades privadas e autoridades em apoio ao Movimento pelo Sim, lançado na semana passada com o objetivo de pressionar o poder público para solucionar os gargalos mais críticos do setor de infraestrutura. Iniciativa com enfoque nacional, ela já teve início no Porto de Santos (SP), o principal do Brasil, destacando a necessidade de obras como a construção de uma nova rodovia ligando a Grande São Paulo ao complexo marítimo e, ainda, a ampliação da malha ferroviária na região portuária.
Nos próximos dias, a direção do Brasil Export – maior fórum de debates sobre portos, logística, transportes e infraestrutura do País – passará a entrar em contato com representantes de associações empresariais, grandes companhias e órgãos públicos, a fim de apresentar a iniciativa e obter o apoio dos principais agentes econômicos de toda a nação.
“Após o lançamento no Santos Export, vamos começar a reunir, no Movimento pelo Sim, as grandes associações empresariais e os grandes players do setor de infraestrutura do Brasil. E com a nossa estrutura no Brasil Export, vamos chegar a todas as regiões do País. De norte a sul, o segmento privado e as autoridades já sabem as obras e os investimentos que devem ser feitos. Agora, chegou o momento de pressionarmos para que eles saiam do papel, sejam agilizadas e entregues o quanto antes”, afirmou o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião.
Para apresentar a campanha, uma carta sobre o Movimento pelo Sim foi elaborada (confira no quadro na página), explicando como foi seu lançamento e quais seus objetivos. O projeto foi lançado durante a última edição do Santos Export, fórum regional do Brasil Export realizado em Santos (SP) nos dias 15 e 16 deste mês. Durante os debates do evento, ficou evidente que o setor portuário tinha o conhecimento das obras necessárias para o desenvolvimento das operações do cais santista, mas tais intervenções ainda permaneciam sob análise, como revelado por participantes do fórum.
“Por isso, a necessidade de pressionarmos os responsáveis por esses projetos, para que esses empreendimentos comecem a ser realizados. A economia do Brasil, nossa necessidade de crescimento tem pressa. Por isso temos de dizer sim para essas obras, sim para a expansão da economia, sim para nosso crescimento”, destacou Fabrício Julião.
Santos
Os objetivos do Movimento pelo Sim foram debatidos na reunião realizada entre a nova diretoria da Autoridade Portuária de Santos (APS) e dirigentes do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), na sexta-feira passada, na sede da APS, em Santos.
“Conversamos sobre as obras importantes para o Porto, como a terceira via (a nova rodovia), a dragagem (de aprofundamento do canal de navegação), bandeiras do Movimento. E a Autoridade Portuária já manifestou interesse em participar da iniciativa”, explicou o diretor-executivo do Sopesp, Ricardo Molitzas, que também preside o conselho do Santos Export e um dos responsáveis pelo lançamento do Movimento pelo Sim.
Confira, a seguir, a carta.
Carta do Movimento pelo Sim
A ausência de soluções definitivas para problemas persistentes de infraestrutura e logística no Brasil é uma realidade que tem impactado negativamente o desenvolvimento do País. Diante desse cenário preocupante, o Brasil Export, principal fórum de debates sobre infraestrutura da nação, tomou a iniciativa de liderar um movimento de pressão ao poder público, visando a superação desses obstáculos. Trata-se do Movimento pelo Sim.
Este projeto surgiu durante a mais recente edição do Santos Export, maior fórum de debates sobre o desenvolvimento do Porto de Santos (SP). O evento, realizado nos últimos dias 15 e 16 de maio, abordou, entre outros temas, projetos estratégicos para as operações do complexo marítimo paulista. E se verificou que tais empreendimentos, mesmo que essenciais e devendo ter início de forma imediata, ainda estavam em fase de proposta ou se limitavam ao campo das ideias.
Essa situação tornou evidente que, mais do que manifestar a importância de se investir em infraestrutura, especialmente infraestrutura de transportes, é necessário lutar pela realização imediata dos projetos mais urgentes, cobrar autoridades e entidades privadas envolvidas da real necessidade de se viabilizar as soluções previstas para problemas bem conhecidos.
Um detalhe importante que foi percebido é que essa questão não se limita ao Porto de Santos. Desafios como este se repetem em vários outros corredores logísticos do Brasil, afetando os diversos modais e inúmeros setores da economia.
Foi neste contexto que o Brasil Export lançou o Movimento pelo Sim. Sim ao investimento. Sim às obras. Sim à solução dos gargalos logísticos. Sim ao desenvolvimento. Sim ao crescimento econômico.
A importância desse movimento não pode ser subestimada. As obras de infraestrutura são vitais para o bom funcionamento da atividade portuária, da indústria e para o desenvolvimento da economia brasileira como um todo. É necessário identificar essas demandas e unir forças para levá-las às autoridades competentes, defendendo a implantação das soluções necessárias.
Neste sentido, é essencial que agentes econômicos, quer públicos, quer privados, se unam nesta campanha, assumindo um papel ativo na cobrança de ações efetivas em prol da infraestrutura brasileira, especialmente a infraestrutura de transportes. É hora de dizer sim aos investimentos, sim ao progresso, sim ao presente e ao futuro, sim ao Brasil.
Atenciosamente,
Fabrício Julião
CEO do Brasil Export